[okfn-br] [thackday] Marco Civil, WCIT, problemas à vista?

Diego Rabatone diraol em diraol.eng.br
Segunda Dezembro 10 13:03:37 UTC 2012

Caro colega,

concordo com você quando diz que:

Por isso, eu entendo que o "controle" ou "governo" da informação pública
brasileira (e mesmo mundial) tem que ser de uma organização (seja qual for)
que "represente" o Estado (a sociedade como um todo).
Mas discordo que "tudo que se passe na internet" é *informação pública*. As
mensagens que eu troco via internet, o que eu faço, que sites visito e etc
são informações de minha vida pessoal.
Além disso, no mundo atual não temos uma democracia plena e as grandes
empresas e grupos econômicos tem poderes impensáveis, assim não creio que
haja espaço para 100% de transparência da vida privada - Mas a informação
pública, deveria sim ser 100% transparente. Eu acho até que as informações
das empresas privadas também o deveriam ser.

Nesse sentido, não vejo condições de permitir que a informação que circula
na internet deva fica sob controle de algum Estado ou Empresa, pois estes
praticamente sempre são controlados por uma minoria (com grande poder) que
não representa os interesses da maioria, ou mesmo respeita as diversidades
de várias minorias (sem poderes).

Abraços,

Diego