[okfn-br] OKFN Brasil: novidades e como participar

Daniela B. Silva daniela.silva em okfn.org
Quinta Junho 14 16:34:15 UTC 2012

Olá, pessoal!

<email longo, não desistam!>

Algumas notícias para todo mundo que faz parte da OKFN Brasil:

Acho que alguns de vocês sabem que eu, o Tom Zanella e o Pedro Markun
estamos envolvidos nos papos sobre a criação de um capítulo da OKFN no
Brasil desde o último Open Government Data Camp (novembro do ano passado),
quando nos encontramos na Polônia e começamos a pensar o que poderia ser
isso, junto com a equipe da OKFN global.

Naquele momento, ficou combinado que a OKFN apoiaria esse começo garantindo
que o Tom pudesse se dedicar ao projeto durante algumas horas por semana -
e foi aí que criaram-se a lista, o blog e outras ferramentas de
comunicação; várias conexões com instituições e pessoas; além de diversos
encontros e eventos (inclusive a incrível Hackathon na Câmara de Vereadores
de Sampa, cuja premiação é amanhã \o/).

Agora, a OKFN vai esticar um pouquinho mais esse apoio, para que eu e o
Pedro também possamos nos dedicar mais ao que chamamos de "bootstrap" da
comunidade aqui no Brasil \o/ Lembrando que o Tom continua fazendo parte
desse pequeno grupo executivo, cujo papel é bolar e implementar maneiras de
dar início às atividades da OKFN por aqui - a diferença é que eu e o Pedro,
que estávamos fazendo isso paralelamente, agora entramos na jogada junto
com ele.

Por isso, desde algumas semanas atrás, eu, o Pedro e o Tom (juntamente com
o pessoal da OKFN global) estamos quebrando a cabeça para pensar formas de
estruturar o capítulo da OKFN-Br da forma mais aberta e efetiva possível -
de um jeito que todos possam participar como quiserem, mas com pouca
burocracia e muita ação. Essa discussão começou com a gente, mas na verdade
ela pertence a todos os membros da comunidade, então estou transferindo o
papo pra cá :)

Tem um pad com as notas da nossa última conversa disponível
aqui<http://br.okfnpad.org/okfnbr-20120531>.
Mas vou resumir alguns pontos de estratégia que nós pensamos pra comunidade
e objetivos que vieram à nossa mente:

Objetivos:

   - Ter mais pessoas na comunidade realizando ações concretas, de forma
   autônoma
   - Ter alguns projetos (implementações de tecnologias) sendo gerenciados
   pela comunidade
   - Ter mais pessoas participando da OKFN Brasil fora de São Paulo
   - Conseguir formar um grupo ativo, que se encontra regularmente e que
   colabora em projetos efetivos.

E o que pensamos em fazer em prol disso é:

Estratégias:

   - Comunicar formas de participar da OKFN no site
   - Organizar eventos mensais (como o Pizza, Cerveja e Dados Abertos) e
   bimestrais (como o Papo com Dados)
   - Escrever posts no blog (ou convidar pessoas a escreverem no blog)
   semanalmente, bem como movimentar as redes sociais
   - Criar um grupo de trabalho em tecnologias livres - por enquanto
   estamos chamando de Grupo Tech -, que junte pessoas dispostas a estudarem
   formas de difundir e implementar tecnologias livres da OKFN e de outros
   parceiros no Brasil (logo enviamos mais informações sobre isso)
   - Divulgar em uma página de "Ferramentas" pelo menos 3 tecnologias
   livres que qualquer um possa fazer "deploy" ou instalar (como se fosse uma
   "curadoria" da OKFN Brasil para tecnologias livres)
   - Organizar um evento tipo hackday ou hackathon em colaboração com outro
   capítulo da OKFN internacional nos próximos três meses (provavelmente será
   uma conexão com o pessoal da Alemanha - em breve, mais notícias sobre isso
   também).

Lembrando que isso foi só o que nós pensamos! Quem quiser empreender
qualquer ação para colaborar para a OKFN Brasil, é só fazer! Pode comunicar
na lista e contar com a nossa colaboração!

Pra começar, acabei de atualizar a página
Participe!<http://br.okfn.org/participe/>no nosso site, com
informações de como qualquer um pode chegar e fazer
parte da OKFN Brasil. Nós pensamos em alguns "níveis" de participação,
todos eles abertos e voluntários, como vocês podem ver na página.
Resumindo, as formas de participação são mais ou menos as seguintes:

Jeitos de participar:

   - Fazer parte da lista de discussão
   - Participar dos eventos e encontros
   - Organizar um evento ou encontro
   - Colaborar com projetos (ou criar projetos em colaboração com a
   comunidade da OKFN)
   - Fazer parte do Grupo Tech (um grupo de pessoas que vai criar expertise
   para implementar tecnologias livres no Brasil)

E aí, o que vocês acham? É mais ou menos por aí? Ideias, sugestões,
propostas de ações complementares a essas que alguém queira tocar? Bora
compartilhar essa página pra todo mundo chegar junto na OKFN-BR?

Continuamos as conversas por aqui. Eu e o Tom combinamos de pensar em uma
agenda de eventos futuros na semana que vem, e então compartilhamos as
informações com todos por aqui.

Abraço,

Daniela