[okfn-br] Grupo de trabalho de dados abertos

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quinta Março 1 10:18:28 UTC 2012


Pessoal, terça da semana que vem retomam as reuniões do grupo de
trabalho de dados abertos que a W3C Brasil bem organizando.


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Vagner Diniz <>
Data: 17 de fevereiro de 2012 17:03
Assunto: [GT-DadosAbertos] Retificação de data ---- Re:  CONVITE
Reunião GT Dados Abertos
Para: Vagner Diniz <>
Cc: jose carlos vaz <>,


Pessoal,
peço desculpas por ter errado na data da reunião na convocação abaixo.
O correto é 6 de março de 2012, terça-feira.
Favor corrigirem em suas agendas.
Obrigado,

Vagner Diniz
W3C Brasil
---------------------------------------------------
Em 17/02/2012, às 13:53, Vagner Diniz escreveu:

> Prezados participantes do GT de Dados Abertos,
>
> Bom 2012 a todos do grupo! Afinal o carnaval está aí. E é tempo de retomarmos os trabalhos do GT, com grandes perspectivas de realizações significativas no tema. Vejam as oportunidades abaixo.
>
> Convidamos vocês para participarem de nossa próxima reunião do Grupo de Trabalho - GT Dados Abertos Sociedade, no próximo dia 03 de março, das 9 às 17 horas, em São Paulo, conforme instruções no final dessa mensagem.
>
> Os temas da agenda são relativos a diversas oportunidades que surgiram para o GT de Dados Abertos:
> 1) realização de uma Conferência Livre sobre Dados Abertos preparatória para a CONSOCIAL
> 2) Eventos paralelos sobre Dados Abertos na OGP (Open Government Partnership)
> 3) Planejamento da abertura de dados da Matriz de Dados Abertos definida no ano passado
>
> Pedimos o máximo esforço de todos para participarem de todo o encontro diante da importância de todos os temas que vamos tratar. Favor confirmar participação respondendo a esse e-mail para w3c em nic.br.
> Para facilitar a participação e discussão acerca dos temas propostos acima, envio abaixo links e informações importantes.
>
> Comecemos pelo último tópico.
>
> Planejamento da abertura de dados da Matriz de Dados Abertos:
>
> Na segunda reunião, foram acordados os temas prioritários para abertura de dados e foram identificadas bases de dados de interesse. Nível de Prioridade 1: Desempenho Escolar; Áreas de Vulnerabilidade Geográfica; Segurança; Produção Científica; Serviços Regulados. Nível de Prioridade 2: Convênios; Despesas do Legislativo; Concessão de Rádio e TV; Grandes eventos; Compras Governamentais. Segue em anexo a ata dessa reunião.
> Na ultima reunião, em dezembro, foi acordado que faremos um plano de abertura de dados para o ano de 2012 e os interessados em colaborar escolheram seus temas de preferência. A participação no planejamento de abertura de dados em cada tema é aberto a todos os que desejarem participar. Basta se manifestar. Veja a ata da reunião também em anexo.
> Para adiantarmos a tarefa de planejamento, começaremos a trocar e-mails com os interessados. Quem vai facilitar esse processo será a Caroline Burle, cburle em nic.br, que passa integrar o time do W3C Brasil.
>
> Realização de Conferência Livre sobre Dados Abertos para a CONSOCIAL:
>
> O tema dados abertos foi pautado para a CONSOCIAL. Foi incluído no texto base de discussão (http://www.consocial.cgu.gov.br/uploads/biblioteca_arquivos/7/arquivo_011c88dbf9.pdf). No entanto, há ainda bastantes divergências sobre como avançar concretamente na implementação da abertura dos dados, pois não estão claras as diferenças entre transparência pública, governo aberto e dados abertos. Além disso, o próprio uso da web como instrumento de transparência pública e participação muitas vezes está reduzido a uma questão instrumental e não de direito. Por isso, surge a oportunidade de realizarmos uma Conferência Livre que encaminhe propostas de ação para a Conferência Nacional prevista para maio de 2012.
> As Conferências Livres não têm muita formalidade. O importante é reunir o grupo de participantes e chegar à lista de até 10 diretrizes/propostas que serão encaminhadas diretamente à Coordenação Executiva. A Conferência Livre não elege delegados, mas segundo o regimento interno a Comissão Organizadora Nacional pode convidar representantes da Conferência Livre para participar da Etapa Nacional.
> Os artigos 44 e 45 do Regimento <http://www.consocial.cgu.gov.br/uploads/biblioteca_arquivos/7/arquivo_011c88dbf9.pdf> disciplinam as Conferências Livres.
> O Manual pode ser consultado em http://www.consocial.cgu.gov.br/biblioteca/manuais/
>
> Eventos paralelos sobre Dados Abertos na OGP:
>
> Open Government Partnership é um esforço global, liderado pelo Brasil e Estados Unidos, para conseguir governos mais transparentes, eficazes, com instituições fortes que garantam os direitos dos cidadãos e sensíveis às suas aspirações (http://www.opengovpartnership.org/). Essa parceria realiza um encontro anual de seus participantes. A próxima reunião será em Brasília, dias 17 e 18 de maio, cuja organização é de responsabilidade da CGU. Como parte da metodologia, acontecem eventos paralelos à conferência principal. Estamos sugerindo um evento paralelo sobre dados abertos no qual podemos reunir experiências nacionais e internacionais para compartilhar problemas reais na implementação de dados abertos.
> Além do espaço de conferência, também haverá o Innovation Village, um ambiente de exposição, no qual será possível demonstrar iniciativas. O que seria uma boa oportunidade para demonstrações dos aplicativos com dados abertos.
>
> 4) O endereço da reunião do GT de Dados Abertos é:
> local: Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI)
> endereço: Av. das Nações Unidas, 11.541, 7o. andar, São Paulo, SP
>
> 5) Mapa:
> http://miud.in/Frl
>
> 6) Haverá estacionamento para os participantes no 1o. subsolo do local. Necessário retirar o selo na recepção do evento para o estacionamento ser bonificado
>
> Pedimos que os participantes cheguem pelo menos 15 minutos antes para identificação no térreo do prédio.
>
> Almoço será servido no local do evento.
>
> Atenciosamente,
>
> Vagner Diniz
> gerente
> W3C Brasil
> _______________________________________________
> GT-DadosAbertos mailing list
> GT-DadosAbertos em nic.br
> https://mail.nic.br/mailman/listinfo/gt-dadosabertos

_______________________________________________
GT-DadosAbertos mailing list
GT-DadosAbertos em nic.br
https://mail.nic.br/mailman/listinfo/gt-dadosabertos




Mais detalhes sobre a lista de discussão okfn-br