[okfn-br] Conversa - dados (abertos) do transporte - logs da conversa

Nitai Silva nitai.silva em planejamento.gov.br
Domingo Setembro 9 17:18:24 UTC 2012

Prazer Jonas,

Como o Everton falou, sou recifense morando em Brasília. Faço parte do time
de dados abertos responsável pelo dados.gov.br.

Meu último emprego em Recife fiz parte da equipe que fez o OnibusRecife,
serviço de geração de rotas de transporte. Infelizmente, por diversos
motivos, o serviço tá fora do ar. Felizmente a paixão por mexer com dados
de transporte só cresceu.
Naquela ocasião tivemos que gerar os dados na mão com GPS. Se o Grande
Recife tivesse "aberto" nos teria poupado um monte de trabalho. O lado
positivo é que agora começamos a  ver as oportunidades surgindo com o
governo se abrindo.

Vi que você entrou em contato com o pessoal do portal de dados abertos de
PE. É a Verlaynne, ou o Antônio? Ou é do Grande Recife mesmo?

Quanto à sua pesquisa, percebi pela conversa que você ainda não tem um
escopo de pesquisa definido. Em termos de pesquisa é o primeiro grande
objetivo, dele você deriva os dados de que precisa. Claro que na prática
você vai ter ideias pros dados que estão disponíveis, mas acho que as
possibilidades são muitas.
Onde você estuda? Já tem orientador? Meu ex-orientador de IA (UFPE) estava
procurando aluno nesse tema!

Quanto aos dados, já conversei com o pessoal do portal de dados de PE pra
darem uma melhorada nos dados dos ônibus. Sugeri que utilizassem GTFS. É um
bom desafio, mas os benefícios são enormes. Discuti um pouco disso aqui
https://groups.google.com/d/topic/thackday/pdy4THDMz5E/discussion .
Não sei se existe formato pra dados de transporte contendo informações de
lotação por linha. Sei que existe o GTFS2 mas ainda não olhei em detalhes.
Falo muito dos padrões pq ele são realmente fundamentais. Se o Grande
Recife já tivesse liberado os dados em GTFS poderíamos realizar diversas
análises com ferramentas que já existem, evitando codificação (
http://opentripplanner.com/planners-researchers/).

Quero apoiar sua pesquisa, tenho interesse no tema!
Mas mais, quero sugerir uma união de objetivos. Quero muito que o Grande
Recife encare o GTFS como algo importante, estratégico. Minha principal
meta é subir o gerador de rotas, provavelmente usando o OpenTripPlanner.
Mas reforço que o GTFS é o meio para muitos e muitos fins. Por isso seria
legal se você desse uma olhada no
GTFS<https://developers.google.com/transit/gtfs/reference> pra
ver as possibilidades de pesquisa. Não quero desanimar sobre os dados de
lotação nos ônibus, mas unir esforços.

Abraços,
Nitai

2012/9/9 Jonas Xavier <jonas.agx em gmail.com>

> Oi!
>
> Coloquei o log da conversa aqui:
> https://br.wikimedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Jonas_AGX/Dados_abertos_do_transporte
>
> Tá um pouco feio, mas legível.
>
> Abraços,
> Jonas
>
> From: Everton Zanella Alvarenga <everton.alvarenga em okfn.org>

Nitai Bezerra da Silva
Time de Dados Abertos  @dadosgovbr
Analista em Tecnologia da Informação
DSI / SLTI / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão