[okfn-br] Dados abertos sobre alimentos: de onde vem a sua comida?

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Terça Abril 2 11:49:16 UTC 2013

Oi, Yaso.

Em 27 de março de 2013 10:14, Yasodara Cordova
<yasodara.cordova em gmail.com> escreveu:

> Eu tinha visto esse projeto, que me parece sensacional. Fiquei imaginando o
> potencial da idéia se fosse em uma plataforma de dados linkados com mais
> possibilidades de input e leitor de código de barras/qrcode. Dava pra fazer
> um desses aqui http://srvisis01.univ-mlv.fr/selfMed/drugs.php com os
> componentes dos alimentos, tanto industriais quanto naturais....

Se entendi bem, é possível colocar dados do código de barras dos alimentos, veja

http://pt.openfoodfacts.org/

Como o site em português acima não tem uma comunidade ativa ainda,
olhe um exemplo de um produto da comunidade francófona

http://fr.openfoodfacts.org/produit/3560070383870/saint-marcelin-au-lait-cru-carrefour-discount

Dá para enviar uma foto do código de barra, o próprio código e várias
especificações do produto alimentar.

Para mim o que vale a pena agora é começar a por a mão na massa e
inserir alimentos, além de traduzir ao menos a página principal da
versão lusófona. Vou ver se coloco alguns alimentos, apesar de esse
projeto não ser minha prioridade. Mas quem gosta dessas coisas de meio
ambiente, é um bom projeto.

Tendo os produtos no site do open food facts, me parece fácil
catalogá-los como no site que mostrou. Ou seria preciso estruturar o
dados de alguma forma diferente?

Abraços,

OKFN Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org