[okfn-br] Fwd: [ccsl-comunidade] PLS 387/2011 - projeto de lei do acesso aberto nas universidades

Diego Rabatone diraol em diraol.eng.br
Segunda Abril 29 16:00:14 UTC 2013

Amigxs,

Há um projeto tramitando no senado sobre a criação da lei de acesso aberto
para as universidades públicas, tornando obrigatória a criação de
repositórios institucionais para disponibilização da produção científica
das mesmas.

O texto completo da lei está em
http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=93151&tp=1 e mais
informações sobre o tramite podem ser obtidas em
http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=101006.

Mas o que me chamou atenção é que há pouca mobilização e discussões de
grupos e organizações da sociedade civil com afinidade ao tema. A aprovação
desse projeto seria uma vitória para o movimento social que tem o acesso
aberto, transparência pública, compartilhamento do conhecimento, cultura
livre e outros como bandeira política.

Escrevi um texto em meu blog sobre a questão, ressaltando a importância do
projeto, situando-o nos modelos de acesso aberto propostos no mundo e
identificando os antagonistas, em especial as grandes editoras científicas.
O post está em http://blog.filipesaraiva.info/?p=1041.

Abraços,

--
Filipe Saraiva