[okfn-br] "We believe in the power of openness" (OKFN)

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quinta Abril 25 23:06:57 UTC 2013

Oi, Jorge,

ano passado isso foi questionado em Helsinque durante a OKFest. Eu não
estava, na época, com ânimo para defender uma maior abertura e meu
foco era pensar em formar melhores dos grupos locais trocarem suas
experiências e aprendizados - a própria Wikimedia, com muito mais anos
de chão e dinheiro, pode melhorar muito nesse ponto, apesar de estar
na frente da OKFn.

Sugiro que:

1. levante esse questionamento na lista okfn-discuss
http://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-discuss

2. que construamos uma organização que dê exemplo nesse sentido. A
ideia de criarmos a OKFn Brasil é justamente termos uma organização
independente e auto-sustentável, alinhada com os valores da OKFn
central, que podemos hackear, se necessário.

A Wikimedia Foundation, uma das organizações mais transparentes que já
vi, acho que poderia ser mais aberta... Então acho que poderemos
construir algo bacana nesse sentido com a experiência que muitos tem
aqui.

E com o tanto de coisa que tenho que fazer, inclusive cobrar das
instituições brasileiras (a universidade que você dá aula é uma delas,
sabemos o tanto de picaretagem que tem aí, inclusive com verba
pública), não sou eu que vou ficar pentelhando, agora, uma pequena ONG
inglesa, apesar de concordar com seu ponto.

Abraço,

Tom

Em 25 de abril de 2013 19:11, Jorge Machado <machado em usp.br> escreveu:
> Procurei os dados abertos da OKFN em seu site e não encontrei nada. Aliás,
> não encontrei nenhum relatório financeiro. Como diz o ditado "em casa de
> ferreiro espeto é de pau". Espero que a falha tenha sido minha, pois é chato
> cobrar dos outros, sem fazer a lição de casa.
>
> Como estou participando da fundação da seção brasileira, acho que temos que
> escrever no estatuto sobre a obrigação de abrir os dados.

OKFN Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org