[okfn-br] Comissão da Verdade e Arquivos do Estado

Heloisa Pait heloisa.pait em gmail.com
Quinta Agosto 29 14:28:06 UTC 2013

Vou transcrever abaixo minhas notas sobre a resposta de Saboia, desculpe se
algo ficar confuso. No geral, há muitos esforços para tornar públicos esses
acervos vários. Não senti que essa é a prioridade maior da comissão,
entretanto. De qualquer forma, acho o tema bem interessante...

Minhas anotações da resposta do Saboia:

A Comissão tem como missão a educação para os direitos humanos: Comissão
fará recomendação para órgãos de Estado, para não haver repetição dos erros
do passado.

A comissão está discutindo recomendações. Tem cobrado do Arquivo Nacional a
conclusão do processo de digitalização dos arquivos.

O arquivo nacional tem feito recolhimentos de vários acervos, de vários
órgãos, do sistema nacional de informações.

A CV tem reiterado junto às forças armadas... os arquivos teriam sido
destruídos.

É um trabalho meticuloso, identificar lacunas, tem sido difícil.

Resultados: O ministério da defesa entregou ao A. N. vários documentos (?)
do Estado maior das F. Armadas.

Pesquisa sobre participação dos militares brasileiros vai poder ser feita
com esses documentos.

Infelizmente os bancos de dados do A. N. dos acervos da ditadura estão no
Rio e Brasilia. apenas, para consulta digital.

Outro impacto: Criação de comissões da verdade em estados e municípios.
Volta Redonda por ex., vai investigar a morte de trabalhadores na csn.
Outras iniciativas: Dops em SP, BNuncaMais.

O que a comissão apurar vai para o A. N.

Todas as outras comissões na Am. Latina tiveram continuidade.

Professor da Unesp: o acervo da associação dos militares opositores ao
regime está sendo disponibilizado, e está recebendo também acervos e
informações de outros militares.

Abraço,
Heloisa