[okfn-br] Fwd: Notícias Ladislau - dezembro - 2013

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Sábado Dezembro 28 15:24:03 UTC 2013

Ni!

Esse artigo "Ciência Livre" foi discutido no grupo de trabalho em
ciência aberta, com críticas que considero importantes, apesar de achar
que as limitações do posicionamento do Ladislau não são tanto de caso
pensado, ele apenas não entende bem do assunto.

Reproduzo abaixo a discussão que rolou naquela lista, a terceira msg tem
os pontos principais:

*Anne Clinio <mailto:anneclinio em gmail.com>*
novembro 26

Compartilhando texto do Ladislau Dowbor.

http://outraspalavras.net/capa/para-somar-se-as-redes-da-ciencia-livre/

abs

Anne

*Ricardo M. Czekster <mailto:rczekster em gmail.com>*
novembro 27

Bom dia a todos,
   é a primeira vez que eu participo nesta lista. Eu li o texto do prof.
Ladislau Dowbor e achei bastante interessante. Obrigado por compartilhar
o link.
   No texto, eu li que o Reino Unido está com um projeto de abrir todas
as publicações financiadas com dinheiro público. Eu achei isso bastante
interessante, mas sei que a implementação é igualmente difícil (imaginei
um artigo na IEEE com dinheiro público, onde esta não tem interesse em
publicar gratuitamente o artigo).

Bem,

Ricardo M. Czekster

*Alexandre Hannud Abdo <mailto:abdo em member.fsf.org>*
dezembro 6

Ni!

Oi Ricardo, bem vindo à lista =)

O Reino Unido está com projetos bem mais ambiciosos que este, como
os relacionados à publicação de dados científicos. Sugiro dar uma
olhada no relatório da Royal Society chamado "Science as an Open
Enterprise":

http://royalsociety.org/policy/projects/science-public-enterprise/report/

Apesar de ainda não ser política pública, uma colocação da Royal
Society tem peso de posição oficial do establishment científico
britânico, e vem sendo ativamente discutida e executada sua
implementação.

Sobre o texto do Ladislau, vale notar que ele restringe o discurso
ao acesso gratuito a artigos, nem mesmo abordando a questão do
acesso livre/aberto. Talvez porque o próprio Ladislau pára por aí
no trabalho dele, utilizando licenças bastante restritivas, que a
própria Creative Commons não recomenda. Além de aplicar
indevidamente o termo "livre" no seu site.

Parece-me que ele adota um ponto de vista bastante limitado do
assunto, em particular ignorando a lógica das experiências
internacionais mais relevantes, como a Public Library of Science e
a própria Wikipédia - já que ele cita o Jimmy Wales. Haveria ao
menos de esclarecer que os próprios textos dele não podem ser
incorporados à Wikipédia, nem adaptados para integrar qualquer
repositório de recursos educacionais abertos... :P

Abs,

ale
.~´

*Everton Zanella Alvarenga <mailto:everton.alvarenga em okfn.org>*
dezembro 6

Sobre o que o Abdo falou, vale acrescentar esse documento criado pela
Wikimedia Alemanha e com tradução para o inglês com a ajuda da Open
Knowledge Foundation Alemanha sobre as consequências, riscos e efeitos
colaterais do uso da restrição não comercial

http://blog.okfn.org/2013/01/08/consequences-risks-and-side-effects-of-the-license-module-non-commercial-use-only-2/

Quem sabe não criamos uma versão em português em breve para ajudar a
ampliar a discussão em torno desse problema.

Abraços,

OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org

*Jorge Machado <mailto:machado em usp.br>*
dezembro 6

Ótimas observações, Ale.

Vale lembrar que o Ladislau é um importante "advogado" do acesso
aberto, com acesso à formadores de opinião e à "velha guarda" da
ciência. Portanto, um importante aliado. No entanto, sinto que ele
ultimamente está meio deslocado do debate. Se explicarmos essas
questões a ele, creio reverá sua posição.

abs

Jorge

--
Prof. Dr. Jorge Machado
Gestão de Políticas Públicas

*Raniere Silva <mailto:ra092767 em ime.unicamp.br>*
dezembro 6

Agradecimento ao Abdo por levantar essa questão aqui na lista.

Quando eu li o post, tinha deixado um pequeno comentário sobre o uso "não
comercial" e "não derivativo":

    Raniere Sivla
    Posted novembro 29, 2013 at 10:35 AM

    Existem bons motivos para NÃO utilizar as claúsulas "não comercial" e "não
    derivativa" das licenças Creative Commons. Um ótimo texto com esses motivos
    encontram-se em
    http://arede.inf.br/edicao-n-91-maio-2013/5621-raitequi-libertando-a-forca-do-comum.

Infelizmente foi o único comentário nessa linha.

Raniere