[okfn-br] dê idéias para construir a nossa governança

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Terça Fevereiro 26 12:35:05 UTC 2013

Olá a todos!

Gisele, obrigado por iniciar esse discussão. Ela faz parte de boas
novas com relação a Open Knowledge Foundation no Brasil, a Rede pelo
Conhecimento Livre. Vamos formar a entidade legal da OKFN tupiniquim
e, alinhados com o formato da central, fomos contatando alguns nomes
nos últimos dias. só pude começar a participar dessa discussão aqui
nesse momento, portanto espero que todos na lista nos ajudem a formar
a melhor governança possível para uma organização transparente, aberta
e meritocrática.

No momento, estamos pensando na OKFN Brasil formada por um comitê
gestou (steering committee) e um conselho consultivo (advisory board),
semelhando essa estrutura aqui, mas adaptado ao nosso contexto:
http://okfn.org/board

Eu ficarei no executivo e estamos escrevendo um planejamento para a
organização obter seus recursos de modo a tornar-se independente da
OKFN central em 6 meses a 1 ano, com alguns projetos fazendo parte de
suas prioridadade. Antes de falar sobre os projetos e do planejamento,
gostaria de fazer um breve resumo das pessoas que aceitaram ajudar
nessa fase inicial do 'chapter' da OKFN Brasil.

Comitê Gestor:
* Gisele Craveito (chair) - professora da USP, engenheira, e
pesquisadora da GPOPAI <http://www.gpopai.usp.br>. Trabalhamos juntos
em projetos de pesquisa sobre acesso à informação e sempre estivemos
juntos em diversos momentos por um maior acesso ao conhecimento.
Grande apoiadora da OKFN no Brasil desde o começo.
* Jorge Machado - professor da USP, sociólogo, e pesquisador da GPOPAI
<http://www.gpopai.usp.br>. Idem a Gisele e nos encontramos em
diversos eventos, como pela reforma da lei de direitos autorais.
* Fernando Nascimento -  mestrando em adminitração na USP, amplo
conhecimento como gestor nos setores público (diretor do planetário) e
privado (Mercedes Bens)
* Greg Michener - professor da FGV Rio, formado em administração,
sempre nos encontramos em eventos relacionados ao acesso à informação.
Coincidentemente me procurou à minutos atrás querendo ajudar no
projeto que coloquei como prioridade para a organização, o Queremos
Saber, e gostou muito da ideia aqui discutida. O conheci através do
amigo Fabiano Angelico. Alguns artigos que o Greg vem escrevendo sobre
o Brasil em http://observingbrazil.com/ (Folha, Aljazeera etc.)
* Daniela Mattern (temporariamente até abril apenas) - uma pessoa que
admiro muito pela sua coragem ao ter vindo de Berlim para morar numa
favela no Brasil e ter feito nos últimos 10 anos projetos que
considero incríveis, tanto voltados para a educação, a área mais
crítica do nosso país, quanto outros para mudança sociais.
Infelizmente voltará para Alemanha em breve, mas vai nos ajudar nesse
começo da OKFN Brasil (até abril).

Conselho Consultivo:
* Thiago Rondon - desenvolvedor em Perl e grande contribuidor de
projetos que usam dados abertos, como o Para Onde Foi Meu Dinheiro
(visualização de gastos públicos) e Onde Acontece (mapa da
criminalidade no Rio Grande do Sul). Gostaria que a OKFN hospedasse
esse projeto dele. É também um grande divulgador da OKFN.
* Heloisa Pait - professora da UNESP, socióloga, bastante entusiasmada
com o acesso a recursos educacionais e tecnologias na educação.
Aprecio muito os conselhos que vem me dados em diversos projetos que
tenho desenvolvido, seja pela Wikimedia Foundation ou pela OKFN.
* Rafael Pezzi - professor da UFRGS, físico, grande entusiasta pelo
conhecimento livre em geral. Tive o prazer de conhecê-lo recentemente
também por causa do Projeto Wikipédia na Universidade, que ainda
coordeno pela Wikimedia Foundation. Vejam esse texto do professor
Rafael http://cta.if.ufrgs.br/projects/suporte-cta/wiki/A_Emerg%C3%AAncia_das_Tecnologias_Livres
* Alexandre Abdo - doutor em física, hoje fazendo pós-doc na
Universidade de São Paulo. Também grande entusiasta do conhecimento
livre e amigo há anos. Nos esbarramos em tudo quanto é evento no
Brasil e no mundo.
* Ariel Kogan - trabalha na Rede Nossa São Paulo e no Projeto Cidades
Sustentáveis. O conheci há anos através do Alexandre Abdo. Grande
apoiador de diversos projetos colaborativos e articulador do tereceiro
setor.
* Augusto Herrman - trabalha no Ministério do Planejamento e é um
hacker que há anos vêm apoiando a OKFN no Brasil. Além de ter feito
muita coisa em seu tempo voluntário pela organização.
* Daniela Silva - um dos nomes mais brilhantes na comunidade
Transparência Hacker, lembro até hoje do primeiro hack day organizada
por ela e pelo Pedro Markun. Nome fundamental para essa vinda da OKFN
no Brasil e às vezes é mais fácil encontrá-la em eventos no exterior
que no Brasil (haha, diz aê, Dani! :P)

Temos também o Vitor Baptista, programador de Ruby que vem trabalhando
para a OKFN Central há meses, hoje morando em João Pessoa. Tem focado
seu trabalho no Open Spending.

Como atualmente ainda estou trabalhando para a Wikimedia Foundation,
do meu lado haverá uma fase de transição até um ficar no meu tempo
integral trabalhando para a OKFN Brasil, que deverá ocorrer por volta
da metade do ano.

Gostaria que dos membros que toparam ajudar nesse momento, vocês se
auto-apresentassem com mais detalhes sobre vocês, pois sei que fui bem
sucinto com relação as conquistas de cada um.

A redação do estatuto da OKFN será feita de forma aberta (num pad ou
num gdocs) e todos são bem-vindos a participar. Gostaria que a OKFN
Brasil se inspirasse nessa carta de princípios da Wikimedia Brasil

http://br.wikimedia.org/wiki/Carta_de_Princ%C3%ADpios_da_Wikimedia_Brasil

Além de estar alinhada com a visão da OKFN

http://br.okfn.org/sobre/
http://okfn.org/about/vision/

gosto muito do que dissemos sobre nossa forma de trabalho

"The Open Knowledge Foundation is a community. This community is open
to everyone and is organised as a meritocracy based on open discussion
and tolerance.

Running through all of our activities is a strong emphasis on
decentralized collaboration. In particular, a primary aim is to help
others develop open material as well as creating it ourselves. We
believe that the future lies in collaboration between a multitude of
different groups and that no one group or organisation can, or should
try to, “do it all”. It is when we work together that we are the
strongest."

Espero em breve poder colocar um pouco mais de sal na discussão e todo
contribuição é bem-vinda. Gostaria que o nosso mote fosse a
transparência, a abertura, a meritocracia e tolerância durante as
divergências. Se trabalharmos juntos, seremos mais fortes.

Abraços,

Tom

Em 19 de fevereiro de 2013 12:28, Gisele S. Craveiro
<gisele.craveiro em gmail.com> escreveu:
> Olás a todos,
>

> Esse email é para convidar a cada um de vcs para apresentar idéias para
> construir a governança da Open Knowledge Foundation- Brasil, ou como
> Tom traduziu: Rede pelo Conhecimento Livre.
>
> Desde o ano passado algumas conversas iniciaram sobre a constituição
> efetiva do capítulo brasileiro e ficamos pensando de qual estrutura seria
> mais adequada e funcionaria melhor para a nossa realidade brasileira.
>
> - algum tipo de comitê gestor? corpo de conselheiros? secretarias regionais?
> - reuniões?
> - plano de atividades?

> [...]

OKFN Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org