[okfn-br] [Logica-l] Off Topic: Suicídio de Aaron Swartz

Everton Zanella Alvarenga ezalvarenga em wikimedia.org
Quinta Janeiro 17 16:05:10 UTC 2013

Olá professor Doria.

2013/1/16 Famadoria <famadoria em gmail.com>:
> Conta comigo. Quer fazer na Coppe/UFRJ ?

Agradeço muito o convite e seria um prazer participar aí na Coppe, mas
fica um pouco difícil para mim ir ao Rio - tentarei fazer o encontro
no meu tempo vago ou finais de semana.

Como eu havia proposto esse tipo de encontro em outra lista da Open
Knowledge Foundation Brasi
<http://lists.okfn.org/pipermail/okfn-br/2013-January/000812.html>, o
Alexandre Abdo, mencionado no primeiro e-mail, propôs o seguinte:

"Bacana, pode contar comigo.

Estou tentando arrancar leite do povo interessado em ciência aberta faz
um tempo, como vc sabe, mas greves de uns e falta de iniciativa de
outros tem empacado.

Como estou no departamento de ética e medicina social da faculdade de
medicina da usp, se quiser algo mais formal podemos conseguir espaço no
auditório aqui para um encontro, que tem a vantagem de ser central.

E já sugiro elaborarmos melhor na Wikiversidade:

http://pt.wikiversity.org/wiki/Encontro_Paulista_de_Ciência_Aberta

ou talvez

http://pt.wikiversity.org/wiki/Encontro_de_Acadêmicos_pelo_Conhecimento_Livre

(ainda não há nada nessas páginas, são apenas sugestões de título)

Além dos suspeitos usuais, acho que o pessoal do Mackenzie, FEA e da FGV
que estudam inovação aberta também se interessariam em participar, além
de alguns grupos que trabalham com pesquisa participativa na área da
saúde. E provavelmente a SBPC teria bom interesse em apoiar. O Diego já
pôs a lista do Centro de Competência em Software Livre a par, então
estou a incluindo aqui na minha resposta; também na USP há ainda o NAP
em Tecnologias Colaborativas e o centro ATOPOS para entrar em contato.
Copiando também o Henrique Parra na UNIFESP.

E como o andre luiz mencionou, mas mais especificamente, já seria o caso
de chamar o secretário de educação da cidade e do estado, dadas as leis
sobre publicação semi-aberta de material didático.

Assim que você criar a página dê um toque que eu descarrego isso ali."

---

O professor Rafael Pezzi, da UFRGS, também gostou da ideia e pode
tentar algo em Porto Alegre. Será que seria uma boa tentarmos um dia
comum, em vários pontos do Brasil, para discutir o assunto? Para dar
tempo de articular em pelo menos 4 cidades, talvez o começo de março
seja melhor.

Uma coisa que podemos pensar com antecedência é como catalisar a
criação de repositórios nas universidades, como a USP vai fazer, vejam

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,usp-negociara-com-revistas-cientificas-acesso-aberto-as-suas-pesquisas-,980686,0.htm

A professora Sueli Mara tem feito um bom trabalho na universidade. A
conheci através do professor Jean-Claude Guédon, um dos criadores
dessa iniciativa

http://www.opensocietyfoundations.org/openaccess/read

Vamos conversando (só posso ver com calma isso no final de semana). Abraços,

"A life spent making mistakes is not only more honorable, but more
useful than a life spent doing nothing."