[okfn-br] [thackday] Crítica construtiva e pedido de ajuda no QueremosSaber.org.br

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Sábado Janeiro 26 10:04:03 UTC 2013

Olá, Luiz Augusto. (copiando lista da OKFN Brasil)

Obrigado pelas críticas e sugestões. Vamos responder com calma depois,
mas apenas explicando para você alguns pontos. O serviço vinha sido
mantido praticamente pelo Pedro de forma voluntária durante um bom
tempo. Bem recentemente, o Vitor Baptista, programador da OKFN que
trabalha no Brasil, migrou para um servidor da OKFN (também no seu
tempo vago).

Na minha opinião, há muito o que melhorar do ponto de vista da
interface e tornar o processo mais colaborativo, mas isso ocorrerá aos
poucos e sugestões e casos de uso detalhados como o seu são muito
importantes para essa melhoria.

Um primeiro passo é deixar um link para o repositório do git hub com o
código do serviço rodando no servidor, onde as pessoas possam abrir
tickets para reportar bugs e sugestões de melhorias. Se formarmos uma
comunidade de usuários e interessados ao redor desse sistema,
inclusive com desenvolvedores submetendo código, agilizará a resolução
de problemas.

Depois gostaria de listar em alguma parte do site quem é quem por trás
dele, o que cada um faz e o que precisamos - tipo, Pedro, Vitor e Tom
mantém o serviço no ar, João, José e Maria inserem novas instituições,
Rodolfo, Inês e Beatriz ajudam a encaminhar as sugestões e dúvidas
para o canal adequado etc..

Para mim, poderíamos ter um servidor de desenvolvimento (vou ver com a
Dani do IT3S.org se podemos usar o deles), que daria mais liberdade
para testes e hacks, deixando o servidor da OKFN como um local mais
estável, que sincronizaríamos com o servidor de desenvolvimento após
as melhorias serem testadas. Na realidade, considero o ideal criarmos
uma explicação didático sobre como a pessoa pode criar sua própria
instância do serviço, inclusive com o banco de dados, como fazíamos no
Stoa (veja <http://stoa.usp.br/sobre>), mas isso ocorrerá com o tempo.

Bom, depois respondo com calma (e-mail da insônia), mas ficam aqui
alguns comentários de futuras implementações para melhorar o projeto.

Vitor e Pedro, o código rodando no servidor está em qual repo? Há
algum dado sensível no banco de dados que impeça deixarmos um link
para download?

Até,

Tom