[okfn-br] Maturidade em Dados Abertos: Entenda as 5 Estrelas

Jorge Machado machado em usp.br
Sexta Janeiro 18 12:59:12 UTC 2013

Boa Nitai,

Mas é melhor dissociar o PDF de dados abertos, pois senão os órgãos vão
começar a falar que estão cumprindo a Lei 12527/2011, colocando somente
o PDF. Politicamente é muito ruim.

Já estou enfrentando esse problema com relação a um pedido a órgão do
MEC e o processo está indo para 3a instância (CGU). Simplesmente eles
falam: PDF é formato aberto e se vire com isso.

Em resumo:
a) PDF = zero estrela
b) Repensar sobre se é politicamente bom "negociar" a de definição
clássica de dados abertos por essa gradação acima.

Abraços,

Jorge

PS: Assim que tiver um tempinho, vou relatar na lista a disputa que
estou tendo no MEC.