[okfn-br] Pesquisa sobre o perfil dos manifestantes no Brasil

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quarta Julho 10 12:29:19 UTC 2013

Já que me perguntaram em outro local, algumas observações rápidas de
pontos que achei interessantes

- o alto grau de escolaridade entre os manifestantes (pelo menos na
teoria, pois sabemos como são as coisas aqui em termos de títulos,
hehe)
- que as classes econômicas mais baixas não estavam representadas
(cheguei a comentar isso em relação ao dia que fui, 17, e dias que
circulei perto de casa antes desse dia)
- achei curioso o número de pessoas interessadas ou com um alto grau
de interesse em política, nem parece o Brasil que vejo no dia-a-dia
- o altíssimo número de pessoas que ficaram sabendo via facebook
- as pessoas preferem ir acompanhadas (esperado, mas me lembra da
explicação do Castells sobre o papel do meio de comunicação que faz
vencer o medo para dar lugar a esperança, que ele explica no "Networks
of Outrage and Hope: Social Movements in the Internet Age")
- acho pouco apenas 57% achar que a polícia agiu com violência e quase
1/4 achar que foi sem exageros
- e o fato da esmagadora maioria não se sentir representada por algum
político e não ter partido político talvez mostre um pouquinho sobre
essa abismo exposto, explicado pela professora Heloisa Pait

http://br.okfn.org/2013/07/03/abismo-exposto/

Ah, e não era sobre 20 centavos. rs

OKFN Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org