[okfn-br] IBICT

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Sexta Julho 19 14:57:21 UTC 2013

Oi, Caro e professora Sueli.

Alguém tem algum texto mais explicativo que o parágrafo abaixo e as
explicação desse abaixo assinado?

No abaixo assinado diz:

"Por que isto é importante

Ao longo dos últimos 10 anos o IBICT vem perdedo a sua
representatividade junto à comunidade científica brasileira e
internacional, por conta da sua expressiva falta de atuação nas
iniciativas mais importantes objetos de sua missão institucional. Essa
fraca participação institucional provocou o seu enfraquecimento como
instituição importante na condução de projetos da área. Como
resultado, o que representa hoje o IBICT no seio da comunidade
científica brasileira? O que faz hoje o IBICT em prol da informação
científica e tecnológica? Quem conduz hoje as principais iniciativas
em prol dos pesquisadores brasileiros? Por que o CCN parou no tempo?
Existe alguma liderança, no Brasil, preocupada com a informação
científica? Enfim, há diversas questões no ar sem respostas."

Vejo aí mais perguntas do que levantamento de problemas. Ponha-se no
lugar de alguém da sociedade civil sem nenhum contato com a comunidade
científica, como explicariam a importância do IBICT? Quem são os
responsáveis para a situação atual descrita desse instituto?

E pensando na época que estava mais próximo da comunidade de físicos
(1999-2005), na época eu nunca tinha ouvida falar sobre o instituto na
USP.

São as pessoas que vão pensar antes de assinar que têm que ir atrás
dessas informações ou quem está mais próximo percebendo possíveis
problemas que deve ajudar a informar o público geral, inclusive a
comunidade científica?

Tom

Em 19 de julho de 2013 11:09, Carolina Rossini
<carolina.rossini em gmail.com> escreveu:

> Helio Kuramoto 8:52am Jul 19
> [...]

OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org