[okfn-br] [thackday] Hackaton e portal de dados abertos do governo argentino

yaso yasodara.cordova em gmail.com
Quarta Julho 31 14:44:32 UTC 2013

opa, "vamos por partes":

On Wednesday, July 31, 2013 1:35:46 AM UTC-3, Everton Zanella Alvarenga
wrote:

> Quero comentar com mais tempo depois sobre algumas ideias que brotaram
> aqui, mas para que criar um servidor de lista de e-mails, IRC, XMPP
> etc.?!
>
> Já temos Riseup, que tem suas justificativas
> <https://help.riseup.net/pt/pt-quem-somos>. Descobri recentemente o
> Autistici, que também tem sua justificativa
> <https://www.autistici.org/pt/who/manifesto.html> e possivelmente
> outros serviços.

concordo.

> Me pergunto: PRA QUE?!
>
> Yaso, como exemplo, o projeto Onde Acontece é um exemplo de um
> software que, se ampliado, pode ter utilidade pública mais ampla e com
> um impacto em políticas públicas. Sem esquecer que temos milhões e
> milhões de dólares que vão para tratar a questão da violência no
> Brasil.

Tom, vamos lá. O onde acontece é bem legal. Mas precisa comer muito arroz e
feijão pra chegar a impactar em políticas públicas. Precisa ser mais do que
um visualizador de dados. Aliás, visualização de dados não muda nada em
coisa nenhuma e é uma ferramenta que precisa de inteligência agregada. Sem
inteligência, visualização de dados é só uma releitura que desmistifica
tabelas.

> Concordo que a maior parte dos aplicativos que surgiram até o momento
> não são mil maravilhas, mas há um custo (tempo e servidor), sim, para
> manter isso no ar. E qualquer um que teve que manter o mais simples
> dos aplicativos, até mesmo um Wordpress da vida, sabe que isso exige
> no mínimo tempo e um pouco de dinheiro, principalmente se não quiser
> fazer algo nas capenga sem backup, sem atualização, sem renovação de
> domínio

Bom, tempo e um pouco de dinheiro são o mínimo que alguém pode doar para
"causas". Se a gente quer ser pago por brincar com dados abertos,
precisamos de planos de negócios sérios com projeções para sustentabilidade
do negócio.

> Agora aumente a complexidade do software, como um Queremos Saber (que
> usa o Alaveteli), e a quantidade de serviços no servidor (esses dias
> mesmo o XMPP do Autistici caiu, os caras devem ser mesmo ruins para
> isso ter ocorrido).

O queremos saber é BEM legal. Ideal seria que os setores responsáveis pela
transparência criassem, cada um a sua instância, com API's bonitinhas, pra
minimamente registrar tudo. Mas a proposta deveria ser como o governo pode
construir isso, e não "fazer isso pra ele".

> E deixar servidor na mão de governo tem sempre o risco de quando você
> fizer algo que o incomode, ele vai querer tirar isso do ar.

Se for algo feito nas coxas, sem institucionalizar a cultura, ele vai poder
fazer isso. Em terras onde até licenças são revogadas e conculta publica
digital é coisa pra inglês ver, eu entendo seu medo. Mas, acho que essa é a
hora de discutir redundância, p2p.. como políticas. Inclusive para a
questão dos acervos e ciência aberta.

> Com bem
> sugeriu o Pedro, um comitê gestor como a CGI é uma ideia melhor. Na
> USP tentamos criar um sistema de VPS para qualquer um usar alinhado
> com os objetivos do Stoa <http://stoa.usp.br/sobre>. Mas foram poucos,
> na época em que estive lá (2006-2009), os que procuraram os
> administradores para, de favor, *fazer* algo nessas instâncias
> virtuais. E como decidir o que colocar nos VPSs? Vale tudo? Quem teve
> que manter um servidor estável que milhares de pessoas dependem (e se
> cair vão xingar!) sabe não pode ser amador assim.

Pra isso teria q ser um comitê executor! hehehe

Não sei se o CGI tem tal atribuição. Deem uma lida:

http://cgi.br/sobre-cg/definicao.htm#atribuicoes

Acho q uma rede nesse sentido teria mais respaldo na RNP, via ministerio da
tecnologia, setor de inovação. Aí eu topo ate elaborar proposta pra
entregar pro galere responsável...

yaso