[okfn-br] Perguntas:CKAN - Portal de Dados Abertos:PE

Nitai B. Silva nitaibezerra em gmail.com
Sexta Maio 3 20:59:06 UTC 2013

Fala gente!

Acabo de ingressar nessa lista de dados abertos de PE. Até então não sabia
da existência. Falha minha!
Me chamo Nitai e faço parte do Time de Dados Abertos do Min. do
Planejamento.

> Como uma instância CKAN (do governo federal) aponta para os arquivos de
um outro CKAN (do estado de pernambuco)?

Esse tipo de integração [de metadados] é feito utilizando um plugin do CKAN
para harvest [1] <https://github.com/okfn/ckanext-harvest>. Deve ser
instalado do lado que vai replicar, ou seja, aqui no servidor do
dados.gov.br. Ainda não fizemos nenhum experimento desses. Mas já temos
alguns portais na fila para isso: [2] <http://dadosabertos.senado.leg.br/>,
[3] <https://dados.novohamburgo.rs.gov.br>,
[4]<http://catalogo.seplande.al.gov.br/>

>Se quisermos disponibilizar os nossos arquivos para publicação no Portal
do Governo Federal teremos que, necessariamente, instalar um CKAN aqui na
ATI*, liberando os devidos acessos, visto que eles usam CKAN?

Não! O Ckan dispõe de uma API [5]
<http://docs.ckan.org/en/latest/api.html> para
leitura e escrita no catálogo. Todavia se existe a necessidade de criação
de um catálogo de dados abertos não faz sentido nenhum reinventar a roda.
Além de que viabiliza o harvest automático. Se for utilizado outro catálogo
qualquer, será necessário desenvolver um plugin específico para escrita no
dados.gov.br.

[1] https://github.com/okfn/ckanext-harvest
[2] http://dadosabertos.senado.leg.br/
[3] https://dados.novohamburgo.rs.gov.br