[okfn-br] Say NO to DRM in HTML5!

Yasodara Cordova yasodara.cordova em gmail.com
Quarta Maio 15 20:56:34 UTC 2013

Ok ok, desisto!

Bom, vcs me convenceram. Agora falta convencer o resto do mundo....

2013/5/15 Augusto Herrmann <augusto.herrmann em gmail.com>

> [...]
> pessoas conscientes de sua própria privacidade e liberdade, passariam a
> oferecer seus serviços na plataforma aberta (a web). Caso contrário,
> vive-se sem eles.
>
> Leandro, entendo que o que você procura é saber qual a maneira de
> manifestar a nossa oposição à proposta, de dentro dos processos do W3C.
> Vejo que uma forma que tem sido usada por algumas pessoas que já participam
> é levantar as objeções como sendo "bugs" no texto da proposta [6][7].
>
> Yaso, afinal a filiação deste Ministério ao W3C já foi concluída, ou não?

Augusto, isso é algo que temos que perguntar juntos pro seu empregador. O
lance tá embolado por ai...

> Apesar de a oposição à proposta de incluir DRM no HTML5 ser uma posição
> discutida apenas com a nossa equipe, acredito que podemos convencer a
> Secretária a fazer uma manifestação formal no processo, como membro do W3C,
> se for o caso.

Se você pudesse convencê-la a fazer isso formalmente, aí sim seria coisa de
peso. Digo o mesmo para os outros filiados (o Serpro é um deles) que são
contra a proposta. O W3C é uma comunidade apesar de ser um consórcio. É
consenso. Com mais pessoas de peso manifestando opiniões sólidas, talvez a
proposta polêmica não seja aprovada tão breve :)

É realmente uma PENA que vocês não estarão aqui na sexta nem estão ativos
nos WGs (ainda). Mas essa discussão nos dá bastante pano pra manga por
aqui. Espero que vocês possam acompanhar a discussão no streaming (apesar
do flash)

Abração,
yaso

> Abraço,
> [...]