[okfn-br] Material Didático Livre

Raniere Silva raniere em riseup.net
Quinta Outubro 24 10:56:06 UTC 2013

Olá Bruno,

> Já estou produzindo material didático de língua portuguesa do 6 ao 9
> anos do Ensino Fundamental II como parte do trabalho da minha
> pós-graduação e desejo muito a colaboração de todos.

talvez algumas pessoas nessa lista sejam contra a autopromoção mas não tenha
nada contra isso. Deste modo, você poderia publicar na lista um link de onde
podemos acompanhar o seu trabalho e talvez colaborarmos?

Como o Rafael Pezzi disse já existe uma iniciativa da Wikipédia nessa linha.
Durante o CONFOA eu conversei com o Célio sobre o Wikilivros mas não chegamos a
nenhuma conclusão que precise ser mencionada aqui.

Em questão de plataforma, uma outra opção seria o Fiduswriter
<http://fiduswriter.org/> (que é código aberto). Ele foi desenvolvido para
escrever artigos científicos mas acredito que uma customização para REA
voltados para ensino infantil, fundamental e médio seja possível.

Para informações sobre iniciativas e organizações envolvidas com livros textos
abertos visite http://instr.iastate.libguides.com/oats. (Apareceu em uma das
listas da OKF.)

Creio que você também deva se interessar por livros de literatura infantil uma
vez que é professor de língua portuguesa. Me parece que a Pratham Books tem
feito várias coisas na linha de publicar livros digitais sob Creative Commons
na Índia. Eles estão concorrendo a uma verba do Google para desenvolver uma
plataforma livre/aberta voltada para publicação de livros. Maiores informações
em
http://blog.prathambooks.org/2013/10/it-is-election-season-vote-for-pratham.html.
(Apareceu em uma das listas da Creative Commons).

Raniere