[okfn-br] Ainda da Ditadura - Arquivo Nacional

Luiz Augusto lugusto em gmail.com
Quarta Abril 2 04:16:30 UTC 2014

Estou aqui em outra tela respondendo o e-mail da Oona sobre a EBC (na
wikimediabr-l, caso os que estão apenas na lista da OKFn deem uma *boiada*;
não faz sentido incluir ele em cross-post para cá já que se fala 0
especificamente sobre acervo da ditadura, apesar de sabermos que ele está
no meio do que se fala, e 100% sobre EBC e Wikimedia), enquanto me surgiu
na minha timeline do facebook uma não-novidade publicada como se fosse
novidade:

Arquivo Nacional disponibilizando 5 mil imagens do extinto SNI, todas do
período de ditadura militar.

Jogando no Google, achei esta matéria de 2012 d'O
Globo<http://oglobo.globo.com/pais/imagens-de-horror-luta-em-fotos-da-ditadura-liberadas-ao-publico-5415783>
analisando
o acervo em si, com um discreto
link<http://oglobo.globo.com/pais/a-resistencia-ditadura-vista-pelas-lentes-da-repressao-5414334>para
algumas dessas imagens.

Este post<http://wp.clicrbs.com.br/livreacesso/2012/12/28/com-lei-de-acesso-arquivo-nacional-libera-consulta-a-documentos-da-ditadura-militar/?topo=13,1,1,,,13>,
do blog Livre Acesso, de dezembro de 2012, analisa ainda mais o acervo,
informa como se pode ter acesso a tais materiais (apenas sob requisição de
LAI...) e diz que eles previam para agosto de 2013 a conclusão da
digitalização e disponibilização pública dessas imagens.

Olhando em http://www.arquivonacional.gov.br/ não vejo menção ao tema em
plena semana de lembrança do golpe, então suspeito que essa
disponibilização ainda não terminou.

Alguém sabe de algo do tema?

Luiz