[okfn-br] Não existe mais OKFN, usem OKBR. Valores da nossa rede

Sexta Agosto 8 03:44:58 UTC 2014

Pessoal,

apenas um comentário para fins de atualização, apesar do e-mail e site
ainda conter o "okfn" no meio.

A Open Knowledge tirou o 'Foundation' de seu nome. Agora fazemos parte
da Open Knowledge Network.

Quando me refiro à mão, tenho usado OKCentral ou Open Knowledge.
Quando quero ser rápido e não há ambiguidade, apenas OK, apesar da
possível confusão com o 'OK' do inglês.

E apenas uma coisa. A OKBR é uma organização independente da
OKCentral, apesar do vínculo através de um memorando de compreensão e
todo histórico de cooperação para a ampliação da rede no Brasil.

Gosto muito dos valores apontados numa outra discussão sobre o trecho
de sermos pragmático e não fanáticos
<https://okfn.org/about/vision-and-values/>, mas esses ainda não fazem
parte dos nossos valores, que não foram discutidos.

Gosto muito dessa carta de princípios da Wikimedia Brasil (ou pelo
menos está lá no site)

https://br.wikimedia.org/wiki/Carta_de_Princ%C3%ADpios

Que será legal também usarmos quando formos escrever nossos valores.
Penso numa mescla dos valores da OKCentral com essa carta de
princípios, talvez puxando algo sobre nossa natureza de sermos uma
rede, apesar de estarmos também criando uma organização.

Quero incluir também algumas ideias da fazer-cracia, página que
pretendo criar uma versão em português também:

http://www.communitywiki.org/cw/DoOcracy

Quem quiser ajudar, comecei o pad:

https://pad.okfn.org/p/okbr-valores

Por fim, para quem chegou depois, a razão do nome "Rede pelo conhecimento livre"

https://lists.okfn.org/pipermail/okfn-br/2013-January/000836.html

Melhor usarmos 'conhecimento livre' em relação a 'conhecimento
fechado', depois precisamos corrigir a opendefinition.org - que eu já
deveria ter posto a versão em português no repositório do projeto.

http://br.okfn.org