[okfn-br] Projetos da OKFBR

Raniere Silva raniere em riseup.net
Domingo Agosto 17 12:04:11 UTC 2014

Estava conversando com o Everton sobre a comunidade OKFBR e os projetos sobre
sua responsabilidade. Ele sugeriu enviar minha opinião para a lista de forma a
começar um diálogo sobre o assunto.

Algo que eu sinto muita falta na OKFBR é o sentimento de comunidade. Ainda estou
refletindo sobre o que pode fazer com que eu tenha essa impressão. Considerando
que a OKFBR seja, fundamentalmente, uma comunidade e não uma empresa e por isso
acredito ser importante fazermos uma distinção entre projeto realizado pela
OKFBR é diferente de projeto apoiado pela OKFBR.

Para mim, projetos realizados pela OKFBR são aqueles anunciados publicamente desde
o início de seu desenvolvimento (no caso do projeto depender da aprovação de
algum edital considero aceitável que o anúncio seja feito apenas depois da
conquista do edital para não ficarmos conhecidos como uma comunidade de propõe
vários projetos e nunca realiza nenhum). Já projetos apoiados pela OKFBR são
aqueles que a equipe de desenvolvimento é paga diretamente por uma
organização/empresa (e não pela OKFBR) e a OKFBR entra apenas oferecendo
"consultoria" gratuita de algum funcionário, limitada a, digamos, ~1 hora
semana. No caso de projetos apoiados é aceitável que o projeto só seja anunciado
quando finalizado.

Qual a opinião de vocês? Essa distinção existe?

Raniere