[okfn-br] Existe alguma objeção em usarmos google apps?

Andres MRM andres em inventati.org
Sexta Agosto 8 15:36:46 UTC 2014

On 08-08-14 00:17, Edgar Zanella Alvarenga wrote:
>Se for levar esse tipo de argumento adiante, a OKFN não poderá utilizar a
>internet ou computadores. Qual a porcentagem de open hardware existe por
>trás dela? Meu sonho é que um dia seja tudo open hardware, não faço idéia
>se isso é factível, mas até lá melhor não me isolar ao tomar uma posição
>extremista demais. (Não acho que pensar sempre "os fins justificam os
>meios" seja a melhor postura a ser adotada, a estratégia melhor é um meio
>termo (que é sempre o mais difícil de ser realizado))
>
>Nas palavras do site da OKFN (https://okfn.org/about/vision-and-values/):

Sim, acho difícil ser "completamente" radical. Se não eu provavelmente
teria que virar um daqueles indianos que vive de meditação (o que até
que me parece interessante...).

Mas a questão é ONDE você coloca a linha do "até aqui eu vou, dai para
frente é pragmatismo sem ideal".
Acho que não há uma resposta para isso, vai depender do contexto.
É muito fácil eu condenar o uso de software proprietário sem
conhecer o contexto em que cada grupo trabalha, as necessidades
e as perdas que existiriam em deixar de usar um software ou outro.
Por outro lado, há uma tendência natural das pessoas a se acomodar com o
que já conhecem, ou se "viciarem" em algumas funcionalidades de um
software, não querendo pagar o preço da migração.

> [...]
>de escolher o melhor e sim que no momento não existe uma alternativa (veja
>mais abaixo).

>As necessidades principais que eu vejo pra OKFN:
>
> * Usuários editarem planilhas ou documentos com formatação rica de forma
>simultânea em tempo real
> * Comentários nos documentos
> * Histórico de edição
> * Tudo isso precisando apenas de um navegador
> * Política de restrição de acesso e edição dos documentos por grupos
>distintos de usuários
> * Integração com um sistema de arquivos online compartilhado

Os links que o Oda passou talvez sirvam para planilha e documentos com
formatação:
https://ethercalc.org
https://beta.etherpad.org

Para o segundo caso, criei um documento no Owncloud para vocês testarem:
https://devcolab.each.usp.br/owncloud2/public.php?service=documents&t=5836b0f7e0a5bfb65983e0a86a54d3c1
Senha: euodeioogoogle

Pelo que eu sei não suporta nem histórico de edições, nem comentários.
Porém dá para compartilhar documentos apenas com o link, com/sem senha, ou apenas para
usuários com conta no sistema.
Além de sincronizar localmente como um Dropbox.
O projeto está evoluindo bem rápido.

Quem quiser ter uma ideia melhor da interface, pode testar aqui:
http://demo.owncloud.org
Sobres as funcionalidades:
https://owncloud.org/

Ai, em comparação com o GDocs, há perdas de funcionalidades.
São críticas? Certamente teria que haver uma preocupação maior com
backup, uma vez que o arquivo não possui histórico (o que pode ser bom
também).
Ou então pode-se usar o beta.etherpad, vantagens, desvantagens?
Uma mudança dessas é muito radical? Ai só quem usa que poder
dizer. Mas certamente não é tão radical quanto deixar de usar a Internet,
como você comparou no começo, Tom.

No caso das reuniões online, será que o Mumble não atende às
necessidades? Alguém já o testou? Já aviso que ele não tem vídeo.
Isso é fundamental?

>E o mais importante que filtra qualquer solução estilo wiki, drupal com
>dezenas de plugins, emacs com 0 plugins, usar git com documentos
>latex/markdown:
>
>* * Simples para usuários um pouco acima do usuário médio. *

(*Markdown* é **complicado**?!)

Talvez os "radicais" usem tecnologias que as outras pessoas não estejam
acostumadas, mas as outras pessoas também usam tecnologias que os
radicais não conseguem usar.
Eu já fiquei sem participar de reuniões online porque foram feitas em um
software que só rodava em Windows e Mac. E isso que eram reuniões de um
grupo que defende dados abertos.
Mesmo o Skype, esses dias não estava funcionando no Linux.

Sobre o Google, eu sou contra ele por uma série de motivos já
discutidos, eu vou ser obrigado a ter uma conta nele para editar os
arquivos da OK (usando termo novo =) )? Para mim não é tão difícil, eu
já possuo uma (por mais que doa quando eu tenho que logar nela), mas
já pararam para pensar que nem todo mundo nasce com uma conta naquela
coisa?

É possível que o Andrés seja apenas um cara chato, que só sabe mandar
e-mails longos, e não ajuda em nada. Mas é possível também que existam
pessoas por aí que compartilham dos meus ideais, e que colaborariam
mais com a OK do que eu. Agora, uma vez que o uso de tecnologias fechadas é
uma exigência para a participação no grupo, você afasta esses pessoas.

Ou é possível que todas essas pessoas que pensam como eu estão erradas,
assim como eu. E que o ideal seria todos nós usarmos Windows, GDocs,
Skype, Facebook, etc, uma vez que facilitaria muito mais dialogar com
a grande massa das pessoas... É uma pergunta que as vezes me coloco.
Eu não consigo ensinar a programar, ou "dar suporte" para FOSS rodando
no Windows (não conheço mais nada lá), e vira e mexe me defronto com
essa tarefa. Mas já começo a me perder no texto, que *novamente* está
gigante...

[]s