[okfn-br] O Brasil tem um vencedor da Medalha Fields

Oda oda em member.fsf.org
Quarta Agosto 13 01:43:40 UTC 2014

Ja era um tanto esperado pelo pessoal do meio, mas eh de fato uma
excelente noticia!

Notem tb que pela primeira vez uma mulher tb foi premiada. Aqui esta a
lista dos 4 ganhadores, junto com bla sobre o trabalho deles:

http://www.mathunion.org/general/prizes/2014/

A comparacao com Premio Nobel nao eh muito feliz...

Reza a lenda que nao ha Premio Nobel para matematica pq causa de
questoes amorosas envolvendo o estimado Nobel, uma donzela e um
matematico. Deve ser bobagem, mas a historia eh boa e agrada a alguns
matematicos mais sarcasticos. E para deixar a piada ainda melhor, para
os matematicos existe o Premio Abel! Este sim talvez pudesse ser
chamado de Premio Nobel da matematica, ate pela questao monetaria, sei
la.

Mas o fato eh que existe uma limitacao de idade na Medalha Fields, 40
anos, alem disso, ela so dada a cada 4 anos.

Enfim, nao to sabendo de ninguem indo para a rua comemorar.
--
Oda
If you don't have time to do it right, where