[okfn-br] Fazer-cracia

Everton Zanella Alvarenga tom em okfn.org.br
Sábado Agosto 16 16:04:47 UTC 2014

Isso tem que estar registrado em algum local e chegar a um *consenso*. Eu
não acho que todas situações possíveis permitirão esse procedimento - e.
g., quando exige negociação. É por isso que um grupo tem que definir seu
funcionamento e isso deve estar especificado em algum local.

Ou a opinião jogada na lista ou em um encontro, sem necessariamente ter
consenso, é menos "tirana" do que a de alguém precisa decidir?

Notei ontem o Oda dizendo que negociação é business-minded (algo assim, me
corrija, Oda). E eu não vejo problema algum numa organização sem fins
lucrativos negociar questões financeiras. Isso talvez surja devido a falta
de maturidade no Brasil do que as pessoas entendem por organizações da
sociedade civil, onde o filantropismo é o mote. Até onde eu entendi do que
ando vendo ao me deparar com casos práticos, não faz nem 2 décadas que
ajustamos o código civil para uma maior profissionalização do terceiro
setor. Só recentemente tivemos um marco regularório sobre ele. E quando
vejo o tanto de coisa bacana ocorrendo em outras jurisdições em outros
sociedades civis *organizadas*, olho para cá e penso: por que não?

Temos muitos consensos para chegar, inclusive se todos projetos devem ser
consultados na lista pública. Talvez a regra poderia ser:
1 - se for algum edital, sempre será consultado;
2 - se for prestação de serviço, não necessarimante, mas regras claras
devem ser estabelecidas aqui (quem seriam os parceiros, valores são os
mesmos para os diferentes clientes, quem deve ser comunicado então etc.)