[okfn-br] cursos zotero e ciência aberta

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Terça Agosto 26 06:30:21 UTC 2014

On 25-08-2014 19:30, Renata Aquino wrote:
> Olá
>
> Realizamos recentemente um esforço na FEAAC UFCE de começar a unir os
> bolsistas de pesquisa para realizar produções científicas mais
> compartilhadas e temos trabalhado com o Zotero e outras redes sociais
> científicas em experimentos ainda. Caso tenham recomendações de
> experiências semelhantes, por favor mandem para que possamos aprender
> com quem já trilhou este caminho.
>
> Acompanhei de longe as discussões do evento Ciência Aberta e os
> projetos e o grupo está de parabéns pelas novidades.
>
> []s

Olá Renata,

Que legal que acompanhou o encontro, não sei se sabe mas o grupo de
ciência aberta tem sua própria lista de e-mail, aqui copiada, justamente
para esses compartilhamentos de experiências:

Já ensaiando uma resposta, durante o encontro tivemos as oficinas de
wikiversidade[0], content mining[1] e outros instrumentos para
colaboração científica aberta. Tivemos, e teremos agora itinerantes
também, oficinas de software carpentry[2].

Uma das resoluções do encontro foi gerar alguns guias de que tipos de
oficinas e treinamentos podemos promover para avançar práticas abertas.
Vamos começar isso em breve na própria wikiversidade.

[0] http://pt.wikiversity.org/
[1] http://www.contentmine.org/
[2] http://software-carpentry.org/

Abraço,