[okfn-br] Participação da OKBR em abertura de dados da Câmara Municipal de São Paulo

Segunda Dezembro 1 17:04:39 UTC 2014

Pessoal,

segue abaixo uma atividade que estamos apoiando e vem de longa data nosso
trabalho de abertura de dados na Câmara Municipal de São Paulo, alguns
devem lembrar de nós acampando lá durante uma hackatona. ;)

Houve uma certa mudança na política de abertura nos últimas anos no sentido
de não continuarem o trabalho iniciado em 2011, então acho que chegou a
hora de irmos lá pressionar.

Alguém quer ir lá terça da semana que vem comigo?

Boa iniciativa do Minha Sampa!

De: Liane Lira <lianelira em gmail.com>
Data: 1 de dezembro de 2014 14:23
Assunto: Fwd: RES: [thackday] Bora falar na Tribuna da Câmara!
Para: "thackday em googlegroups.com" <thackday em googlegroups.com>
Cc: Paula Martins <Paula em article19.org>, tom em okfn.org.br, Bruno Gola <
brunogola em gmail.com>, "Tiago F. Pimentel" <fulanodosanzois em gmail.com>

Pessoal, a princípio, deu tudo certo! Protocolamos 6 requerimentos \o/:

   - Laboratório Brasileiro de Cultura Digital;
   - OKFN
   - Artigo 19
   - Actantes
   - Datacell Informática
   - Bruno Gola MEI :)

Agora que passou a correria, vamos trabalhar melhor o assunto. Lembrando
que, até o dia da Tribuna, é bom mostrar que não estamos dando folga e
aumentar a pressão por aqui: bit.ly/dadosemdia

*> Por que usar a Tribuna Popular?*

   1. Falar frente a frente com o Zé Américo (presidente da Câmara e alvo
   da mobilização) e obter uma resposta pública para os 470 emails enviados
   pelo bit.ly/dadosemdia;
   2. Passar o recado para o sucessor (seja lá quem for) do presidente de
   que a abertura dos dados precisa de continuidade. A eleição é agora em
   dezembro;
   3. O mais legal: vamos *desenterrar um recurso de participação popular*
   e, claro, aproveitar para questionar toda essa dificuldade pra fazer uso
   dele, neham?

*> Que dia vai ser afinal?*

Falei por cima sobre a mudança da data da Tribuna e vou explicar melhor
agora.

Segundo a secretária da Mesa, o Américo gosta da ideia, mas pediu o
adiamento para a outra semana, já que no dia destinado à Tribuna Popular
(1ª terça-feira do mês), os vereadores estarão votando a lei orçamentária,
o que faz a sessão ordinária durar até à noite - nós teríamos que esperar
até umas 21h pra falar :P

*Estamos esperando uma confirmação para a terça da semana que vem, 9/12*.
De qualquer jeito, eu estarei lá amanhã. Quero ouvir pessoalmente essa
promessa de realização no outro dia.

*> O que temos que fazer?*

*Quem se inscreveu* para falar pode ir preparando o gogó ou fazendo uma
procuração para dar a palavra a outra pessoa (não sei se isso pode,
mas...).

*Quem não se inscreveu* vai fazer toda a diferença colando junto e
mostrando o valor desse movimento de cavar um espaço democrático na Câmara
Municipal, dar apoio aos coleguinhas que vão pro microfone e, claro, cobrar
a resposta sobre os dados abertos!

*Para jornalistas*, (quem tem contatos?) temos duas matérias possíveis daí:
um evento que marca a retomada de um espaço popular ou os vereadores dando
o vexame de não escutar seus eleitores depois desse grande esforço para
vencer obstáculos burocráticos de uma ferramenta oficial de participação
escondida!

E bora mandar nossa mensagem todo o dia: bit.ly/dadosemdia

Beijos!

Liane Lira

http://br.okfn.org