[okfn-br] Belo Monte: a anatomia de um etnocídio

Yasodara Cordova yasodara.cordova em gmail.com
Domingo Dezembro 7 04:38:41 UTC 2014

Alguns trechos, os mais impressionantes, embora todo mundo esteja careca de
saber:

"uma operação em que a Lei foi suspensa"

"Era como se fosse um pós-guerra, um holocausto. Os índios não se mexiam.
Ficavam parados, esperando, querendo bolacha, pedindo comida, pedindo para
construir as casas. Não existia mais medicina tradicional. Eles ficavam
pedindo. "

"Belo Monte é um etnocídio num mundo em que tudo é possível."

"Meia-água, de telha de Brasilit. Uma do lado da outra, naquele calor. Eu
perguntei para o funcionário da Funai como eles permitiram, porque os
Parakanã também são índios de recente contato. E eles não ficavam nas
casas, ficavam num canto da aldeia. Aí a gente foi para os Araweté, também
construindo. A aldeia estava cheio de trabalhadores. Aquelas meninas
andando nuas. Os pedreiros ouvindo música naqueles radinhos de celular. Eu
perguntei à Funai: “Como que vocês permitem?”

"É uma prioridade tão grande do governo, uma obra que tem que ser feita a
qualquer custo, que a ordem jurídica foi suspensa. "

e, por fim, o recomeço: TAPAJÓS:

"Quando eu leio uma frase como essa, e a gente assiste ao governo
brasileiro usar Belo Monte como campanha política na época das eleições, e
se lançar a um novo empreendimento, eu me pergunto: o que dizer a um
governo que diz que não estava preparado para Belo Monte? Belo Monte não
acabou. Se você tem responsabilidade, a sua responsabilidade não acaba
porque a tragédia aconteceu."

∞ yaso.com.br <http://yaso.com.br>
∞ <http://yaso.eu>yaso.eu
∞ w3c.br <http://w3c.br>