[okfn-br] Laboratório Hacker inaugura na Câmara dos Deputados

Quinta Fevereiro 20 02:00:52 UTC 2014

Oi Caru, Yaso e Carine,

antes de mais nada, deixem-vem introduzir (no momento errado) a Debora, que
estará trabalhando na parte de comunicação da OKF Brasil. A Debora começou
a trabalhar conosco essa semana e já deu uma mão no artigo sobre nossa
oficialização e está, essa semana, aprendendo sobre nossa rede.

Sobre o post, fui eu quem pedi para a Débora escrever sobre o assunto e o
tom do texto é para ser imparcial, apenas divulgando o fato. O Sem entrar
no mérito de como o Lab Hacker está sendo feito, ele tem relação com
algumas atividades que desenvolvemos. Em abril de 2012, a Open Knowledge
Brasil ajudou com a organização da primeira maratona hacker feita em
parceria com a Câmara Municipal de São Paulo (vejam aqui a notícia do
Jornal Nacional<http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/05/maratona-em-sao-paulo-reune-hackers-em-defesa-da-cidadania.html>),
mas eu não tive braço para relatar essa iniciativa - foram dois finais de
semana para fazer um monte de coisa pro treco acontecer e estava prestes a
ir trabalhar em tempo integral para a Wikimedia Foundation.

Até onde entendi, no Lab Hacker estão trabalhando diversas pessoas ou
grupos parte de nossa rede - Transparência Hacker, Garoa Hacker, Wikimedia
Brasil, funcionário da Open Knowledge central e até mesmo pessoas do
governo federal que colaboram e colaboraram com inúmeros projetos da Open
Knowledge (global e local). Por esse motivo, não me parece contraditório
informar sobre a existencia de algo com tantos agentes, mesmo que
eventualmente haja político tentando se promover com assuntos da moda. Já
vimos político usar a moda, por exemplo, na piada do ministro ráquer. E
espero termos uma postura crítica diante desses casos, quando valer a pena
o esforço.

Eu acho que a iniciativa deve ser questionada e algumas perguntas suas são
boas, Caru. No blog da OKF Brasil, na minha opinião, todos que fazem parte
de nossa rede são bem-vindos a escrever sobre esse assunto, a favor ou
contra, e esse será o posicionamento da pessoa que assina o artigo - não
necessariamente da OKF Brasil. Precisaremos ter um posicionamento diante de
alguns assuntos e estes poderão ser construídos assim, do consenso das
diversas visões do grupo que estamos construindo. Mas algumas coisas não
serão aceitas no blog. Como construir nossas regras editoriais?

O texto (neutro, na minha opinião) da Débora gerou alguns questionamentos
válidos. Espero que possamos fomentar a discussão (pela lista e pelo blog)
e, se acharmos necessário, podermos dar uma posição sobre o evento em
questão.

Tom