[okfn-br] Temos avaliacao de Governo Aberto de SP?

Nitai Silva nitai.silva em planejamento.gov.br
Segunda Fevereiro 24 16:28:28 UTC 2014

Opa, Heloisa,

Muito bom você levantar essa bola. Esse é o tipo de conflito que acontece,
e sempre aconteceu, em políticas de governo implementadas por vários
órgãos. Todavia a própria política de governo aberto prega pela colaboração
intragoverno.

Inclusive destaco um conflito claro nos portais que você referenciou. O
slogam do portal da transparêcia [1]
<http://www.transparencia.sp.gov.br/>é: "A porta de acesso do cidadão
aos principais dados do governo paulista".
Sem dúvida há uma sobrecarga semântica do uso da palavra "dados".
Provavelmente trocar isso por "informações" poderia aliviar essa confusão.
De toda forma, o portal Governo Aberto SP
[2]<http://www.governoaberto.sp.gov.br/view/>deixa muito claro que
pretende resolver o problema de acesso à bases de
dados. E que, ao meu ver, utliza um conceito mais amplo pra resolver um
problema específico. Nesse caso seria interessante que fosse criado o
portal de dados abertos do governo de São Paulo (dados.sp.gov.br e
utilizando o CKAN, claro ;) e que o portal Governo Aberto pudesse explorar
de forma mais estratégica políticas de governo aberto.

[1] http://www.transparencia.sp.gov.br/
[2] http://www.governoaberto.sp.gov.br/view/

Abraços,

Nitai Bezerra da Silva
Time de Dados Abertos  @dadosgovbr
Analista em Tecnologia da Informação - (61) 2020-1697
DGE / SLTI / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Esta mensagem de caráter PÚBLICO e OSTENSIVO, deverá, de acordo com a Lei
12.527, de 18 de novembro de 2011, ser fornecida a qualquer cidadão que
solicite formalmente a seu remetente ou a qualquer de seus destinatários
diretos ou indiretos acesso a seu conteúdo, cabeçalhos e anexos, no prazo
máximo legal de 20 (vinte) dias. A negativa indevida de acesso ao seu
conteúdo poderá sujeitar o infrator às penas previstas no art. 32.