[okfn-br] PNPS: Um pequeno avanço, sob ataque

Demoulidor demoulidor em gmail.com
Segunda Julho 21 01:21:43 UTC 2014

*Na lata*: "Cadê as garantias, no texto mesmo do decreto e não em FAQs
não-jurisprudnciais, de que as questões e os participantes do PNPS não
seriam controlados pelo executivo"?

Prezad em s todo mundo sabe que eu sou um fervoroso defensor da Democracia
Direta(igualdade de vor e voto na deliberação das questões públicas), tanto
é que me auto-intitulo de Ciberdemocrático por causa da minha luta antiga:
Artigo meu na imprensa no século passado http://goo.gl/IUHRC .

Mas eu li e reli o texto do Decreto 8243/2014 e não encontrei nenhuma
garantia de que o processo de escolha das entidades
deliberantes/participantes seria democrático. Me mostrem e escrareçam se eu
estiver equivocado. Agora penso que o Decreto, ao não deixar claro quem
bate o martelo sobre quem participa e que questões/deliberações foram
escolhidas, não daria margem pra manipulações por quem conseguir comprar o
poder executivo?(O poder é comprado: sabemos que quem gasta mais em
eleições mais se elege e não interessa se a grana vem de um elicóptero de
cocaína ou de uma refinaria superfaturada mil vezes) E não interessa aquele
FAQ sobre o PNLS ser suprerdemocrático e transparênte porque na hora que o
judiciário for decidor o que tá ou não tá valendo eles não vão se amparar
no FAQ e sim na letra fria do Decreto 8243.

Abraços Ciberdemocráticos!

Denis Moura