[okfn-br] Projeto no Catarse: Você Fiscal - Fiscalize a eleição, garanta seu voto

Cecilia Tanaka cecilia.tanaka em gmail.com
Sexta Julho 25 18:39:20 UTC 2014

​
On Fri, Jul 25, 2014 at 3:24 PM, Oda <oda em member.fsf.org> wrote:

Pessoal, passando rapidamente para divulgar esse projeto:

> Você Fiscal - Fiscalize a eleição, garanta seu voto
> http://www.catarse.me/pt/VoceFiscal
>
> Novamente, sugiro assistir essas palestras (pula para o minuto 7):
> https://www.youtube.com/watch?v=4_706EoJMjU

Hangout sobre o "Você Fiscal" amanhã, por sinal, Oda!  :-)

https://plus.google.com/u/0/events/clnvp763u1vdk7vjfrgi9mb27dc

 Amanhã, 26 de jul, 15:00 - 17:00
Hangouts On Air

Você Fiscal Responde #1: Prof. Diego Aranha explica urna eletrônica em Q&A
técnico para programadores, pesquisadores e tecnófilos

http://www.vocefiscal.org

Será que esse negócio de falha na urna eletrônica é verdade mesmo, ou o
pessoal está exagerando? Participe e descubra por si mesmo!

*É este sábado, dia 26 de julho, às 15h!*

Neste Hangout, o Prof. Diego Aranha apresentará todos os detalhes *técnicos*
 sobre *como quebrou o sigilo do voto* nos testes oficiais do TSE em 2012 e
sobre as *gravíssimas falhas de segurança* que encontrou no software da
urna eletrônica.

O bate--papo será conduzido em uma série de perguntas, com algumas poucas
preparadas pelo entrevistador, e a maior parte vindas da própria audiência
online.

O objetivo é dar a *programadores, técnicos em TI, empreendedores e
profissionais de tecnologia* uma visão mais precisa, aprofundada
e*objetiva* dos
problemas da votação eletrônica brasileira, coisa difícil de conseguir a
partir de notícias e discurso político.

Cada vez mais, o "que celular eu compro?" que a gente está cansado de ouvir
de quem nos conhece está se transformando em "dá para confiar na urna?", em
"qual é a do marco civil?" e "esse negócio de snowden é sério mesmo ou
não?".

*A tecnologia se tornou palco central e irreversível da vida política*, e
nós que trabalhamos com isso de repente vemos nossas opiniões tendo peso de
verdade para quem é leigo no assunto. Isto é um sinal não apenas de
influência, mas também de *responsabilidade.*

*Participe, prepare suas perguntas e convide seus colegas.* Se você
acredita em *"talk is cheap, show me the code"*, este evento é para você.

# Formato
Serão escolhidas perguntas feitas durante o período do Hangout no Twitter,
com a hashtag e por ordem de maior número de RTs.

Os tweets podem ser o texto da pergunta em si ou uma URL para ela. Assim dá
para fugir do limite de 140 caracteres e usar coisas como github gists,
soundcloud ou youtube, desde que demorem menos de 60s para "ler".

# Sobre o palestrante
Diego Aranha é professor da Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp). *Coordenou
a primeira equipe de investigadores independentes capaz de detectar e
explorar vulnerabilidades no software da urna eletrônica em testes
controlados organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral.*

Tem experiência na área de *Criptografia* e *Segurança Computacional*, com
ênfase em implementação eficiente de algoritmos criptográficos e projeto de
primitivas criptográficas para fornecimento de anonimato computacional.

É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2005),
Mestre (2007) e Doutor (2011) em Ciência da Computação pela Universidade
Estadual de Campinas. Foi doutorando visitante por 1 ano na Universidade de
Waterloo, Canadá, e Professor Adjunto por pouco mais de 2 anos no
Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília.

--
"Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de o
dizeres". - Voltaire