[okfn-br] Fwd: [Wikimedia Brasil] Encontros sobre acervos digitais

mariana valente marianagvalente em googlemail.com
Domingo Julho 27 15:31:27 UTC 2014

Pessoal,

Repito mais ou menos aqui a mensagem que enviei lá na lista da Wikimedia.
Desculpem se for repetido para alguns.

Oona, obrigada pela introdução.
Nós estamos ainda começando a planejar os workshops, mas a nossa ideia,
para os dois, é agregar pessoas que tenham experiência e/ou interesse na
área de acervos digitais, para ouvir relatos e desenvolver em conjunto um
documento com experiências positivas, obstáculos e planos de ação.
Everton, seria excelente colocar os resultados dos workshops na página de
GLAM, por exemplo. Que acha?

O Pedro Mizukami (também está nessa lista) e eu estamos iniciando, agora em
agosto, pela FGV, um projeto de pesquisa e policy na área de OpenGLAM.
Vamos começar rodando a parte brasileira desta pesquisa:
http://outreach.wikimedia.org/wiki/GLAM/OpenGLAM_Benchmark_Survey.

A ideia é mapear a situação e os padrões utilizados na digitalização de
acervos de museus, bibliotecas e arquivos no país. Já estávamos planejando
fazer algo semelhante a nível nacional, quando ficamos sabendo da pesquisa
internacional, lá na OKFest, e nos unimos aos esforços, para podermos ter
resultados comparativos também e aprender com essa rede.
Se alguém mais dessa lista tiver interesse e condições de colaborar, entre
em contato com a gente.

Nosso objetivo com o projeto como um todo é ter um entendimento do campo no
Brasil e desenvolver materiais de referência e suporte para a digitalização
de acervos abertos, além de acompanhar e dar insumos ao desenvolvimento de
políticas públicas na área.

O workshop no Rio será no dia 2 de setembro, na FGV. Vamos aproveitar a
abertura de uma exposição no novo centro cultural da Fundação, sobre uso de
tecnologias 3D em diferentes contextos relativos a acervos culturais:
http://emap.fgv.br/RHR-2014/indexPt.html. A exposição abre dia 1, e haverá
um dia de palestras sobre o tema; nosso workshop será no dia seguinte.

Em São Paulo, será no dia 1 de outubro, muito provavelmente na Pinacoteca.

Como a Oona disse, a intenção não é ser muito grande, para começarmos
devagar a entender o campo. Esperamos conseguir convidar pessoas que possam
contribuir no avanço do debate. Estamos mapeando quem podem ser essas
pessoas, então sugestões são muito bem vindas.

Vou mandando mais informações conforme as tenha.
Abraços,
Mariana

Mariana Giorgetti Valente
marianagvalente em gmail.com