[okfn-br] Open Knowledge Brasil não assina cartas

Terça Junho 17 00:38:41 UTC 2014

Pessoal,

enquanto não conseguirmos acordar um processo de decisão para assianar ou
não uma carta (mesmo que demore anos), eu gostaria de *propor* (ênfase no
propor) que a Open Knowledge Brasil *não assinará carta alguma*. *O que
acham*?

O Edgar sugeriu o processo da democracia líquida, onde podemos delegar a
algumas pessoas quem pode votar por nós ou o grupo que poderá votar, apesar
do ideal ser sempre o consenso, o que pode tornar-se inviável se
precisarmos de agilidade.

Sugiro fortemente a quem discordar da proposta começar a redigir como
funcionário o processo de decisão nesse pad:

*http://pad.okfn.org/p/okfbrasil-1406*
<http://pad.okfn.org/p/okfbrasil-1406>

Quem concordar também é bem-vinda a ajudar no processo.

Uma das regras, para mim, é termos no mínimo 7 semanas para discussão.
Vejam, por exemplo, o caso do decreto de participação social (um *decreto*
para participação social me soa estranho ou sou só eu?). Eu enviei para
consulta para a lista e, do nada, apareceu o nome da Open Knowledge Brasil
na lista.

Eu não li o decreto. Alguém aqui leu e concordar com tudo? Ele precisa de
melhorias? Caso sim, quais?

E não gosto do tom de certa forma moralista em alguns momentos dessa carta,
mas é aceitável, se o decreto for, em linhas gerais, realmente bom e útil
(não estou falando que não, pois eu não tive tempo de analisar com a
atenção que acho que merece):

http://pad.okfn.org/p/carta-participacao-social

Alguém sabe se tem algum relato sobre o processo de construção e consulta
do decreto (ficou uns 2 meses aberto para comentários no participa.br, é
isso?)

Sou a favor de uma pequena burocracia inicial (não no sentido pejorativo)
para caminharmos com bases sólidas.

http://br.okfn.org