[okfn-br] Novidades sobre a licença de dados abertos :fwd :re:Seleção para compor equipe de estudo sobre Licença de Dados Abertos

Gisele S. Craveiro gisele.craveiro em gmail.com
Sexta Junho 27 20:12:02 UTC 2014

Olá a todos,

Segue abaixo a resposta sobre a ação de estudo sobre Licença de dados
abertos.

Como poderão ver,  o CG vai deliberar sobre a construção colaborativa de
uma declaração e não há mais previsão de orçamento para bolsas.

Se alguém tiver sugestões de encaminhamentos adicionais me comprometo a
leva los para consideração do CG.

Abraços

Gisele Craveiro
Representante sociedade civil CG INDA
De: "augusto.herrmann" <augusto.herrmann em gmail.com>
Data: 27/06/2014 16:13
Assunto: Re: Re: Seleção para compor equipe de estudo sobre Licença de
Dados Abertos
Para: <comite-gestor-da-inda em googlegroups.com>

Prezados, boa tarde.

A UnB está executando orçamento descentralizado relativo ao exercício de
2013 (inscrito em restos a pagar). O prazo para conclusão das atividades
desse orçamento está previsto para julho. O orçamento 2014 não será
descentralizado devido a corte financeiro e solicitação de encerramento do
termo de cooperação pela Universidade.

A UnB deverá prestar contas pelo valor recebido para 2013 com a entrega dos
relatórios de trabalho até 90 dias após o encerramento. O estudo das
licenças não foi efetuado nesta etapa. Dessa forma, não haverá mais bolsas
destinadas à atividade "estudo de licenças de dados abertos".

Para alcançarmos o objetivo da atividade de análise de licenças estamos
refletindo sobre um caminho em que:

1. Seja feita - coletivamente através das práticas já adotadas pela INDA -
uma proposta de declaração das condições legais de uso dos dados abertos
que garanta a liberdade de uso e reúso conforme a definição de dados
abertos e dê segurança jurídica ao utilizador;

2. Revisão pelo Comitê Gestor da INDA da declaração e discussão da
estratégia de aplicação a todos os dados publicados ou adesão a cada caso.

3. Seja submetido texto à consultoria jurídica do Ministério do
Planejamento como forma institucional necessária para adoção da declaração
pelo sitio dados.gov.br

Aproveitamos seu email para encaminhar esta proposta aos membros do comitê.
Sendo este caminho possível, iremos em seguida organizar o desenvolvimento
colaborativo da declaração.

Atenciosamente,
Augusto Herrmann - Time de dados abertos
Departamento de Governo Eletrônico / SLTI / MP

On Tuesday, June 17, 2014 6:54:57 PM UTC-3, Gisele S. Craveiro wrote:

> Caros membros do CG-INDA,
>

> Solicito informações atuais sobre o termo de cooperação técnica com
> a UnB (objeto de debate na última reunião ordinária). Caso tenha ocorrido
> alguma alteração, que o texto seja compartilhado.
>
> Gostaria de saber se o mesmo foi firmado e como está sua execução
> em relação a atividade do estudo sobre Licença de Dados
> Abertos.
>
> Como poderão ver na sequência de mensagens abaixo, a comunidade consultada
> e convidada a participar ainda não recebeu nenhuma
> informação oficial sobre o processo.

> [...]
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Comitê Gestor
da INDA" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie