[okfn-br] Apresentação pessoal

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sábado Junho 7 15:29:19 UTC 2014

Olá André,

> Imagino que você conheça o livro "O que é creative commons: novos modelos
> de direito autoral em um mundo mais criativo", de autoria de Sérgio Branco
> e Walter Britto, publicado no ano passado.

Não tive a oportunidade de ler essa obra.

> O que me intrigou é o fato de
> ter sido "licenciado" de acordo com a lei de direitos autorais, portanto
> explicitando que "a reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou
> em parte, constitui violação do copyright" e, ao mesmo tempo,  "licenciado"
> pelo creative commons, explicitando a liberdade "de copiar, distribuir e
> transmitir a obra", respeitadas algumas condições.

As licenças Creative Commons, assim como todas as outras licenças livres/abertas
e inclusive aquela deu início ao movimento (GPL), são baseadas/respaldadas pela
lei de direito autoral.

Em resumo, o que as licenças livres/abertas fazem é dizer: "OK, esse material está
protegido pela lei de direito autoral que impede você de fazer ... sem permissão
prévia do autor mas eu, autor, já estou lhe dando essa autorização para fazer
... desde que satisfaça as seguintes condições: ...".

> Resumindo: como alguém
> poderia ter a liberdade de distribuir uma obra cuja reprodução não é
> autorizada? Não consigo entender...Você poderia me ajudar?

Espero ter ajudado a resolver sua dúvida pois sei que isso parece um pouco
confuso à primeira vista.

Att,
Raniere