[okfn-br] Iº FÓRUM INTERCONSELHOS DA POLÍTICA NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL: quem convida paga

LUIZ OTÁVIO loborges51 em gmail.com
Quinta Junho 26 15:41:56 UTC 2014

COLEGAS DE GRUPO,

Bom dia!

Torço para que, nos debates e nos grupos de traballho, alguns colegas ressaltem a essencialidade da FISCALIZAÇÃO, PELA SOCIEDADE, DOS ATOS DO PODER PÚBLICO.

Esse tema terá especial destaque na palestra - mencionada em mensagem anterior - que apresentarei no dia 30.

Aquele abraço,

Luiz Otávio

----- Original Message -----
From: Mtnos Calil
To: ftcssp em googlegroups.com ; ftcsbr em googlegroups.com
Cc: ftcs-sao-paulo em googlegroups.com ; 'Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data' ; 'Transparência Hacker' ; maoslimpasbrasil em yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, June 26, 2014 11:52 AM
Subject: RES: Iº FÓRUM INTERCONSELHOS DA POLÍTICA NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL: quem convida paga

Prezado Nascimento.

1.       A sua proposta é uma faca de dois gumes para o Governo:  por um lado, aumenta o controle do governo no combate à corrupção e por outro lado abre espaço para os verdadeiros combatentes da corrupção. Mas sem dúvida alguma é algo que merece a atenção do Governo, que deve estar, imagino eu, bem representado por alguns membros destes fóruns,  aqui presentes.

2.       Não consigo me resignar diante deste fato, razão pela qual vivo insistindo na mesma tecla:

A estratégia do Governo é algo MUITO ELEMENTAR – ao pagar a viagem e estadia a Brasilia o Governo está fazendo o que Maquiavel recomendava aos príncipes  há séculos: agradar ao povo.

Para muitos marinheiros de 1ª. viagem é de fato agradável passar alguns dias em Brasilia sem gastar nada. Trata-se, digamos assim, de uma “pequena mordomia”.

Mas porque o Governo quer agradar a este povo? Ora meu Deus... para manter o controle da corrupção em suas mãos. Quem recebe o agrado do Governo não pode obviamente, fazer denuncias contra seus membros. Se fizer isso deixará de receber o agrado do governo. O que o governo quer é que seus CONVIDADOS levem a sério este lema> COMBATIR LA CORRUPCIÓN, PERO NO MUCHO.

3.       Moral da estória: para combater a corrupção precisamos nos livrar do vírus da ingenuidade e recorrer à estratégia da PRESSÃO.

Um exemplo de pressão são as manifestações de rua.

Mas o povo não sai às ruas para combater a corrupção e sim movido por necessidades imediatas, como moradia.

A panfletagem na porta dos órgãos públicos propondo a fiscalização feita através da “sociedade civil”  (termo metafísico que dá margem a muitas interpretações...) é a forma mais simples e barata de pressão que eu conheço.

Abraços

Mtnos Calil

Não me engana que eu não gosto.

Ps. Sobre a ingenuidade: um amigo me aconselhou a não chamar as pessoas de ingênuas porque elas se sentem OFENDIDAS. Mas a ingenuidade não é uma virtude das pessoas  de boa fé? Todos nós, em maior ou menor grau somos ingênuos. Se alguém me chamar de ingênuo, sinceramente, me sentirei reconhecido na minha boa fé.