[okfn-br] Fwd: [labhackercd] [thackday] Consulta Pública sobre ferramenta para coleta e análise de publicações em redes sociais

Sexta Março 14 13:25:53 UTC 2014

Bem, o negócio está com uma "consulta" pública (consulta de pouquíssimos
dias assim às pressas é consulta?).

Quem tiver ideias - inclusive quem é contra - manifeste-se.

Pensei um pouco na questão esses dias e, após uma conversa, achei que uma
praça hacker poderia ser mais útil. Opa, nem precisa ser hacker, mas um
espaço para debates políticos entre a população de Brasília. Nunca parei
para pensar a falta de praças em Brasília. (Ou eu que não vi?)

De: Pedro Markun <pedro em markun.com.br>
Data: 14 de março de 2014 01:13
Assunto: Re: [labhackercd] [thackday] Consulta Pública sobre ferramenta
para coleta e análise de publicações em redes sociais
Para: thackday <thackday em googlegroups.com>, "André Filipe de A. e Brito" <
decko em birosca.mobi>, "Diego R. O." <diraol em gmail.com>, labhackercd <
labhackercd em lists.riseup.net>, Cristiano Ferri <ferri.cristiano em gmail.com>,
fabio malini <fabiomalini em gmail.com>

http://edemocracia.camara.gov.br/web/laboratorio-hacker/consulta-publica

Caros, rascunhei rapidamente algumas palavras nessa linha de repensar o
documento na sua origem.
Decko, se quiser completar lá eu roubei as tuas palavras pra iniciar o
texto.

--

Ferri e Walter,
acho que vale vocês reforçarem por ai a nossa posição. Não é que a gente

*É mal uso de recurso público.*

Correndo sérios riscos de falhar miseravelmente (pq esse é um modelo que dá
sempre mais errado que certo), mas um convênio com universidade (alô UFES)
para desenvolver essa tecnologia - desde que amplamente baseado no
maravilhoso mundo do código aberto e portanto não reinventando a roda -
pode ser uma boa aposta.

A real é que do ponto de vista tecnológico já existem inclusive ferramentas
de mercado prontas pra atender esse tipo de análise e do jeito que a
proposta esta formulada (5 usuários com direito de acesso? wtf?) é mais
fácil, barato e eficiente capacitar gente na casa a usar esses softwares do
que contratar um terceirizado que vai cobrar uma bala pra fazer exatamente
isso.

abs,
Pedro Markun

> Olá pessoal!
>
> Gostaria de sugerir que essas críticas e sugestões fossem colocadas no
> pad, para facilitar a visualização por outros interessados no assunto que
> não seguem a Thacker.
>
> http://edemocracia.camara.gov.br/web/laboratorio-hacker/consulta-publica

>>> 2 - Ela não será hospedada nos servidores da Camara

> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo
> quot;Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
> Para postar nesse grupo, envie um e-mail para thackday em googlegroups.com.
> Visite este grupo em http://groups.google.com/group/thackday.
> Para ver esta discussão na web, acesse
> https://groups.google.com/d/msgid/thackday/07763595-0375-4acd-9b8d-a23525334c0b%40googlegroups.com<https://groups.google.com/d/msgid/thackday/07763595-0375-4acd-9b8d-a23525334c0b%40googlegroups.com?utm_medium=email&utm_source=footer>
> .

OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org