[okfn-br] Feedback sistema de doação

Oona Castro oonacastro em gmail.com
Segunda Março 24 15:33:18 UTC 2014

Oi Tom,
tudo bem?
Conversando com Abdo, ele sugeriu que eu mandasse esse feedback pra você e
pra lista - mas não sei se chega à lista geral automaticamente (só leio de
vez em quando na página da lista), então mando cc pra vc.

Semana passada fiz uma doação pra OKF Brasil. Além de já querer fazer há um
tempo, gosto de ver como o sistema de doações funciona em várias
organizações, pra contribuir com outras em que tenho envolvimento, ainda
que limitado, dadas as restrições de tempo.

Queria dar um feedback pra vocês.  No geral, foi tranquilo, simples,
rápido.

Duas pequenas observações, no entanto:
1) o PagSeguro informa que vc pode parcelar em até X vezes (não me lembro
se 10, 12 ou 18), mas na hora de fazer a contribuição efetivamente o
sistema não deu essa opção;

2) Há uma mensagem de confirmação do PagSeguro (abaixo) informando que a
doação foi feita, mas nenhuma da organização, informando ciência e/ou
agradacendo, incluindo links onde você pode ver as atividades realizadas
e/ou sugerindo você indicar para um amigo. Não sei se dá pra associar uma
resposta automática dizendo que o recurso foi recebido e agradecendo a
colaboração ao pague seguro ou se isso tem que ser feito meio "manualmente"
(com base em uma base de dados gerada a partir das contribuições), mas acho
que dá mais segurança ao colaborador de saber que a organização está ciente
de que colaborou.

3) Eu não tenho opinião formada sobre "presentes" pra colaboradores. No
Intervozes, criamos um sistema em que depois de X colaborações, o doador
recebe um livro (geralmente livros publicados pelo próprio Intervozes),
depois de Y uma camiseta e quando sai algo novo (geralmente livro ou
publicação de pesquisa) ele também recebe. Contribuo também com IDEC e
Greenpeace, além de Wikimedia. Ambos mandam revista mensal ou bimestral e
oferecem acessos a áreas exclusivas no site, além de enviarem a Newsletter.
O IDEC aumenta o serviço prestado (vai ficando mais personalizado quanto
maior a contribuição do associado) e o Greenpeace não oferece serviço. Mas
tem uma equipe de campanha/telemarketing feito por gente que entende do
assunto, apresentando campanhas novas e sugerindo aumento de doação cerca
de uma vez por ano. Já a Wikimedia, acho que todos devem saber, não oferece
nenhum souvernir - as pessoas contribuem porque acreditam no projeto e
acham importante que ele continue existindo. Em algumas pesquisas, ficou
evidente que as pessoas pensam "eu, ou meu filho, uso/usa todo dia. Vale a
pena contribuir", mas sabemos que nossos projetos não oferecem algo que
seja utilizado diariamente necessariamente pelas pessoas. Temos projetos
cujas causas podem ser apoiadas por pessoas que não necessariamente podem
contribuir com seu tempo. Ou que podem mas querem fazer as duas coisas.
Então este terceiro item não é nenhuma sugestão específica, pois realmente
não sei se faz sentido e é necessário prometer souvenir ou coisa que o
valha. Talvez seja mesmo bacana testar inicialmente sem nada e
eventualmente aproveitar esse tipo de política pra momentos de campanha de
conquista de novos doadores.

Abração, parabéns e bom trabalho a tod em s!

Oona

* Olá OONA CALDEIRA BRANT MONTEIRO DE CASTRO, Doação concluída: A doação de
R$ XXXX para Open Knowledge Foundation Brasil foi aprovada.Status:* Aprovada
*Código:* 125DFA00-1FCB-4EC0-A164-8594ABBE8436
*Site:* http://br.okfn.org
*E-mail:* pagamentos em okfn.org.br
*Telefone:* 11 992425348