[okfn-br] [Marcocivil] RES: RES: Brechas na versão aprovada do Marco Civil da Internet?

Yasodara Cordova yasodara.cordova em gmail.com
Quinta Março 27 13:36:49 UTC 2014

+1 pro Marcelo

"In Dubio Pro Reo, em agum lugar tinha uma matéria dizendo que guarda de
logs
não ajudam muito nas investigações de crimes, mas, de certo serão excelentes
para vigilantismo e mapeamento de perfis."

Outro ponto sério a se obervar é a inclusão da expressão "modelos de
negócio" no texto. Ainda que com a observação de que precisa atender aos
princípios estabelecidos, a combinacão é uma armadilha. A interpretação
jurídica não é binária como se gostaria. Se a lei não fala claramente que é
indiscutível a neutralidade, equivale a dizer  a uma criança que ela não
pode pular na cama, desde que esteja sem sapatos. (quer dizer, pode pular,
no final das contas)

yaso

"VIII – a liberdade dos modelos de negócios promovidos na Internet,
desde que não conflitem com os demais princípios estabelecidos nesta Lei."

+

"§ 1º A discriminação ou degradação do tráfego será regulamentada por
Decreto e somente poderá decorrer de:

I – requisitos técnicos indispensáveis à prestação adequada dos serviços
e aplicações;"

∞ yaso.com.br <http://yaso.com.br>
∞ <http://yaso.eu>yaso.eu
∞ w3c.br <http://w3c.br>