[okfn-br] Open Knowledge Brasil é Finalista do Desafio de Impacto Social Google | Brasil!

Gil Magno gilmagno em gmail.com
Sexta Maio 2 18:29:30 UTC 2014

On 02/05/14 11:38, Thiago Rondon wrote:
> Veja os dados utilizados em:
>
> http://portaldatransparencia.gov.br/downloads/
>
> Abs!
> -Thiago Rondon

Thiago, valeu pela resposta! No entanto, acredito que há um problema em
algum lugar.

O orçamento do governo federal em 2012 foi de aproximadamente R$ 2,2
trilhões, na LOA[1], e o executado foi de aproximadamente R$ 1,7
trilhões[2].

O pofomd dá a entender, na minha opinião, que está apresentando os dados
orçamentários, e não um subconjunto deles. E no entanto, mostra que o
orçamento do governo federal de 2012 foi aproximadamente R$ 171 bilhões[3].

Não conferi os dados específicos do portal da transparência, mas se eles
somam 171 bi, eles estão errados (e muito), e, na minha opinião, e é só
minha opinião, deveria haver um aviso muito chamativo sobre isso no pofomd.

Não conferi as fontes dos dados de São Paulo, mas parece que há um
problema lá também, porque

o orçamento 2011 traz 159 bi
o orçamento 2012 traz 173 bi e
o orçamento 2013 traz 61 bi

Não conferi, mas é facil procurando a lei orçamentária ou prestação de
contas.

Um abraço!

[1]
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/loa/loa2012