[okfn-br] ferramentas de programação

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sexta Maio 23 17:02:29 UTC 2014

> Tom, devo admitir que estou chocado com esta sua colocação, sendo vc o
> diretor executivo da OKF. Isto me preocupa bastante, pois a OKF
> deve(ria) promover o conhecimento aberto e não qualquer tipo de
> conhecimento. Senão poderia ser chamada simplesmente de Knowledge
> Foundation.

Qualquer pessoa vai concordar que ter acesso ao conhecimento pode causar grande
impacto. Infelizmente não chegaremos a um acordo se o acesso deveria ou não ser
permitido (e.g. por motivos de privacidade) e nem de como o acesso deveria ser
efetuado (e.g. precisando de credencial, pública ou aberta/livre).

No caso de uma fundação que defende o conhecimento aberto/livre, os projetos
realizados/apoiados deveriam ter regras bem claras relacionadas com esse
assunto. Tomando por exemplo o hackaton, todos os trabalhos submetidos deveriam
estar públicos sob uma licença aberta a partir do momento da inscrição.

Ainda relacionado a essas regras, deveríamos ter diretrizes claras sob
formatos e meios de comunicação para evitar com o uso de restrições de acesso em
alguma plataforma.

Raniere