[okfn-br] Casos concretos em que o acesso fechado é um obstáculo

Domingo Novembro 2 13:15:16 UTC 2014

Caros,

uma amiga postou agora em seu facebook
<https://www.facebook.com/haydee.svab/posts/734800243260792> um caso
concreto em que ela precisa ter acesso a um artigo científico, mas
precisa pagar
30 euros <http://inderscience.metapress.com/content/a7m314bu3rte2cb4/> por
ele. A Haydee lembra das condições financeiras de um jovem pesquisador, o
que acho que não difere para a maioria aqui (cheguei até a fazer um relato
<http://blogdotom.wordpress.com/2009/05/05/um-pouco-sobre-as-condicoes-financeiras-de-um-ex-estudante-de-iniciacao-cientifica/>
sobre isso há alguns anos da época em que fazia iniciação científica).

Fiquei pensando: não seria legal começarmos um portal onde o pesquisador
colocasse de modo rápido e sem burocracia:

1. Seu nome (poderia ser o link para o Latter)
2. Link para o artigo que está sendo proibido de acessar.
3. Espaço para comentários (opcional)

Isso pode dar mais visibilidade para casos concretos onde pagar por acesso
ao conhecimento é um real obstáculo para a pesquisa. Pesquisadores com uma
carreira mais consolidada possuem meios de contornar isso de forma mais
eficiente, mas o próprio Aaron nos lembra <http://openaccessmanifesto.org/>
alguns desses meios que só perpetuam um sistema do passado.

Alguém tem ideia de fazer essa ferramenta de forma prática e sustentável?
(Talvez um tumblr ou mesmo wordpress customizado) Seria útil? Alguém já fez
isso?

http://br.okfn.org