[okfn-br] Grupo da faculdade no Whatsapp?

Thiago Zoroastro thiago.zoroastro em bol.com.br
Sexta Novembro 7 22:27:41 UTC 2014

Olá pessoal,

Confiram o relato:

"Eu fiquei sabendo da morte do policial no meu grupo da faculdade no
Whatsapp. Depois, recebi o áudio de três pessoas diferentes. Fiquei com
bastante medo. Amigos que moram nesses bairros já receberam mensagens
como essas antes, de pessoas ligadas ao crime. Mas eu moro do outro lado
da cidade, é a primeira vez que vejo algo assim."

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2014/11/07/salasocial-vinganca-anunciada-em-belem-expoe-uso-sinistro-do-whatsapp.htm

Não quero entrar na questão que envolveu os assassinatos por causa de
supostas falsas mensagens de áudio pelo aplicativo de celular
computadorizado. Até porque não sou usuário de um computador no meu
celular. Mais útil é a lanterna se não for telefone. Mas não sou de
julgar os outros pelo que usam.

O que quero dizer é que um grupo da faculdade no Whatsapp e no Facebook
não bastam. Qualquer centro unviersitário ou de conhecimento deve ter
uma Plataforma de construção colaborativa do conhecimento, porque não é
recomendável misturar as coisas sérias com sua vida pessoal nesses
aplicativos para o eu, mas falta aplicativos e Plataformas que o Nós é
mais importante que o indivíduo.

Vejo pessoas criando grupos no Facebook achando que aquilo é o máximo.
Mas aquilo é tão horrível para ler as mensagens, as letras são de
cimento. Além disso, não vale a pena misturar a construção colaborativa
do conhecimento com piadas, besteróis diversos, boatos de rede social,
assédio sexual e explosões temperamentais. Não rola continuar misturando
o conhecimento de nossas Universidades, a Política e algumas outras
coisas com aquilo tudo.

Por isso, peço colaboração apra descentralizar a internet. Um sistema de
informação que centraliza conhecimento é muito melhor que um em que há
mistura disso com outros 500 tipos de coisas. É que nem misturar coisas
diferentes e antagônicas em um liquidificador e sair um monte de m*rd*
misturada.

Boa noite.