[okfn-br] Piketty na USP dia 26, desigualdade no Brasil e morte do desenvolvimento internacional

Sábado Novembro 22 19:48:30 UTC 2014

Pessoal,

no próximo dia 26, das 13h às 15h30, o Piketty vai debater sobre seu livro
'O Capital - No Século XXI'. Inscrições aqui:
http://www.debateeae.fea.usp.br/ Uma matéria sobre o Piketty na Piauí
<http://www.outraspalavras.net/outroslivros/a-historia-thomas-piketty-o-homem-capital/>,
para quem estiver interessado sobre o trabalho dele.

A desigualdade de distribuição de renda no Brasil, assim como a
desigualdade social, é enorme. Estamos cansados de ouvir isso, pelo menos
ouço desde minha infância. E de 2006 para cá, parece que não houve queda
nos índices de desigualdade, apesar dos progressos na diminuição da
miséria. Um colega escreveu um artigo recente sobre isso, Entenda porque a
desigualdade no Brasil não está caindo
<http://www.brasilpost.com.br/daniel-de-bonis/entenda-porque-a-desigualdade-no-brasil-esta-alta_b_6179494.html>,
baseado no trabalho de pesquisadores da UNB, Top Incomes in Brazil:
Preliminary Results
<http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2511314>. Eles usaram
dados da Receita Federal e mostram, por exemplo, que um quarto da renda no
Brasil está nas mãos de 1% da população - depois quero ver melhor que dados
usaram.

Isso tudo me lembra o que Jason Hickel vem escrevendo sobre o assunto (aqui
um videozinho didático resumindo - e. g., os 1% mais ricos no mundo possuem
43% da riqueza ou os 2% mais ricos mais que 50% da população mundial),
enfatizando que a propaganda da redução da pobreza é uma mentira
<http://www.aljazeera.com/indepth/opinion/2014/08/exposing-great-poverty-reductio-201481211590729809.html>,
destacando a extrema desigualdade crescente entre as nações
<http://www.aljazeera.com/indepth/opinion/2013/04/201349124135226392.html>
(a estimativa dele é que em 1973 a razão entre os países ricos e pobres era
de 44:1 e hoje está em 80:1 - queria verificar isso) e mais recentemente
criticou a indústria do desenvolvimento
<http://www.aljazeera.com/indepth/opinion/2014/11/death-international-developmen-2014111991426652285.html#.VG3l8Ye6mi8.facebook>.

Sobre o último ponto, acho que também nos interessa, já que estamos
envolvidos com uma rede e organização internacional, e estamos construindo
algo aqui no nosso contexto. Vale uma reflexão sobre as organizações que
financiam projetos como os nossos e como se dá essa distribuição de
recursos numa escala global (será que para nós não sobra apenas migalhas?).

*Grupo de estudos:* Enfim, apenas algumas referências e comentários sobre
um tema que me interessa, além do evento na USP essa semana. Esses dias até
lancei no grupo do Telegram se alguém tinha interesse em formar um grupo de
estudos para discutirmos esses temas, começando por uma leitura do Capital
do Piketty.

Podíamos fazer encontros mensais ou quinzenais (ou aproveitar os encontros
da OKBR, um pouco antes) para discutir textos combinados com antecedência.
Se alguém tiver interesse, me avise ou aqui na lista.

Abraços,

http://br.okfn.org