[okfn-br] Grupo da faculdade no Whatsapp?

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sábado Novembro 8 01:23:31 UTC 2014

Olá Thiago,

> O que quero dizer é que um grupo da faculdade no Whatsapp e no Facebook
> não bastam. Qualquer centro unviersitário ou de conhecimento deve ter
> uma Plataforma de construção colaborativa do conhecimento, porque não é
> recomendável misturar as coisas sérias com sua vida pessoal nesses
> aplicativos para o eu, mas falta aplicativos e Plataformas que o Nós é
> mais importante que o indivíduo.

Falta plataforma mas também falta formas de monetarizar, digo, de permitir que
as pessoas envolvidas consigam dedicar seu tempo no desenvolvimento da
plataforma e pagar suas contas.

> Vejo pessoas criando grupos no Facebook achando que aquilo é o máximo.

E é o máximo. Você tem todos os seus "amigos" da escola, do trabalho, da
acadêmia, do condomínio e seus familiares em um só lugar.

> Mas aquilo é tão horrível para ler as mensagens

As pessoas não acham, caso contrário elas não estariam utilizando.

> Além disso, não vale a pena misturar a construção colaborativa do conhecimento
> com piadas, besteróis diversos, boatos de rede social, assédio sexual e
> explosões temperamentais.

As pessoas não veem problema nisso.

> Por isso, peço colaboração apra descentralizar a internet. Um sistema de
> informação que centraliza conhecimento é muito melhor que um em que há
> mistura disso com outros 500 tipos de coisas.

Não vamos misturar as coisas. Uma coisa é a descentralização da internet (eu
poder utilizar meu PRÓPRIO servidor do GNU Social, você utilizar seu PRÓPRIO
servidor do Diáspora, a "Maria" utilizar seu PRÓPRIO servidor do RedMatrix e o
"João" utilizar o servidor da "Maria" do RedMatrix) e outra coisa é o
servidor/plataforma ser utilizado por uma comunidade para apenas um assunto.

Como disse, as pessoas estão acostumadas em ter todas as informações em um só
lugar (e.g. Facebook) e confiarem em uma IA para filtrar a informação (e.g.
http://www.google.com/inbox/). Até onde eu sei, poucas pessoas vêem problema
nisso, em não terem controle sobre seus dados.

Não adianta você tentar mudar o comportamento das pessoas se elas não entendem o
motivo daquilo ser ruim. E.g. você costuma assinar digitalmente seus emails
utilizando GPG [1]?

Att,
Raniere

[1] http://emailselfdefense.fsf.org/