[okfn-br] Relatórios e finanças da OKFestival 2014

Raniere Silva raniere em riseup.net
Quarta Novembro 12 19:22:25 UTC 2014

> Em reais, o custo sai por R$ 1.113.224 (http://www.xe.com). Considernado
> os 1052 participantes, o custo é R$ 1054,18/ pessoa. Penso que é um
> valor bem elevado! Isso é um bom argumento para o evento sair da Europa.

Eu prefiro usar o custo de pessoa por dia. Então temos R$352,73 por pessoa-dia.

Acho que sem experiência em fazer eventos para ~1000 pessoas fica difícil falar
alguma coisa.

Tomando como base o encontro Encontro de Acadêmicos pelo Conhecimento Livre [1]
realizado no ano passado que é outro evento que tenho acesso aos custos [2] foi
pedido R$9320,00. Vamos para uma conta rápida e superficial. Vamos considerar
que tivemos 30 participantes em dois dias de eventos o que leva a R$155,33 por
pessoa-dia.

Fazendo uma aproximação grosseira temos que o custo por pessoa-dia do OKFestival
foi duas vezes o custo do nosso encontro e considerando a diferença de
infraestrutura e logística acho essa diferença é aceitável.

Dessa forma, não considero um bom argumento para o evento sair da Europa.

[1] https://pt.wikiversity.org/wiki/Encontro_de_Acad%C3%AAmicos_pelo_Conhecimento_Livre
[2] https://meta.wikimedia.org/wiki/Grants:PEG/Alexandre_Hannud_Abdo_-_Grupo_de_Trabalho_em_Ci%C3%AAncia_Aberta/Encontro_de_Acad%C3%AAmicos_pelo_Conhecimento_Livre