[okfn-br] [Gastos Abertos] Re: Piketty na USP dia 26, desigualdade no Brasil e morte do desenvolvimento internacional

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Domingo Novembro 23 03:09:13 UTC 2014

On 22/11/2014 22:47, Andres MRM wrote:
> Nossa, muito bons os textos, Tom!
> Tem esse aqui que faz algumas críticas ao Piketty (citado pela
> própria Piauí):
>
> http://www.dissentmagazine.org/article/kapital-for-the-twenty-first-century
> (não concordo com tudo, mas é interessante também)

É interessante, mas acadêmica demais. Vejo vários problemas nela.
Fora o de ser mais uma crítica com grande parte na linha "ah, ele
usou a definição de capital que não gosto!", mais sério é o fato
do autor falar:

"Where does the rate of return come from? Piketty never says. He merely
asserts
that the return on capital has usually averaged a certain value, say 5
percent
on land in the nineteenth century, and higher in the twentieth."

O que só me leva a suspeitar que ou o artigo foi escrito em má fé (como
artigo péssimo da Financial Times), ou o autor da crítica não leu o
livro
inteiro do Piketty, nesse caso nem deveria estar fazendo a crítica.

Só ler o capítulo 6 do livro do Piketty e vai ver do que estou falando.
Lá
ele detalha bastante como é calculado o rate o return on capital e cita
várias
referências.

Depois tem as críticas superficiais dele a idéia do Piketty de aumentar
os impostos
sobre a riqueza. Superficiais pois ele não detalha o que o próprio
Piketty diz que só
isso não é suficiente, sem existir uma série de outras medidas para
controle fiscal
e de transações internacionais bancárias, só comenta que o Piketty diz
ser utópico,
o que está longe de ser um bom resumo da idéia do Piketty sobre o
assunto. O autor
da crítica só diz que esse tipo de controle é impossível, até pra NSA
(sic).

E depois termina como todo "bom" economista: falando que a solução A
não vai funcionar
mas que a solução B dele funcionaria, onde a solução B neste caso é:

"If the heart of the problem is a rate of return on private assets that
is too high,
the better solution is to lower that rate of return. How? Raise minimum
wages! That
lowers the return on capital that relies on low-wage labor. Support
unions! Tax corporate
profits and personal capital gains, including dividends! Lower the
interest rate actually
required of businesses! Do this by creating new public and cooperative
lenders to replace
today’s zombie mega-banks. And if one is concerned about the monopoly
rights granted by
law and trade agreements to Big Pharma, Big Media, lawyers, doctors,
and so forth, there
is always the possibility (as Dean Baker reminds us) of introducing
more competition."

Numa área onde as teorias são furadas, predições inexistentes e
explicações posteriores
infinitas qualquer um pode falar o que quiser.