[okfn-br] Crise de água em São Paulo: análise de dados. Alguém mais fez?

Segunda Outubro 13 05:11:57 UTC 2014

Pessoal,

foi apontado para mim um trabalho que extrai os dados e analisa o volume de
água de alguns mananciais a partir de dados de sites da FAPESP. O trabalho
foi desenvolvido pelo Julio Trecenti e pode ser encontrado num repositório
do GitHub aqui <https://github.com/juliotrecenti/sabesp>. Abaixo o gráfico
comparando os mananciais.

​
Onde o professor Tausk fez algo simples, até óbvio, mas que eu não tinha
visto até o momento (alguém aqui viu?), uma tabela com a evolução temporal
do volume de água do Cantareira a partir de maio, quando começamos a usar o
volume morto, até agora o mês de outubro. [1] Agora ele fez até um gráfico
comparando diversos anos:

​

Como explicado
<https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10154758416415523&set=a.10150206885365523.456128.637895522&type=1&theater>
pelo Daniel, essa é a "evolução do nível do Cantareira nos anos de 2005 a
2014. O eixo das horizontal é o dia do mês, o eixo vertical é o nível
(medido em porcentagem do volume útil, sendo que o zero corresponde a
nenhum volume útil, apenas volume morto). Cada linha corresponde a um ano."

Eu já pedi para o Júlio entrar em contato com a Jamila para fazermos um post
sobre a questão do ponto de vista dos dados. Seria muito legal também uma
contribuição do Daniel.

Se alguém aqui tiver mais informações sobre o assunto e alguma outra
análise usando-se *dados*, por favor, compartilhe. E precisamos verificar o
script do Júlio que pega os dados e fazer outros gráficos. :) (Insisto nos
dados e o que podemos inferir a partir deles, não especulações, acusações
com interesses político partidárias ou apelos ideológicos acusando
indivíduos sem base alguma)

Tom

[1] A tabela extraída daqui <http://www2.sabesp.com.br/mananciais/>.

Data: Nível - Queda em relação à semana anterior