[okfn-br] Opinião sobre licenciamento

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sexta Setembro 19 02:04:02 UTC 2014

Olá Jamila,

> Como vocês colocariam a licença em um material cujo texto é livre
> (CC-BY-SA), mas as imagens não?

As licenças CC são gremlins [1] e você acabou de jogá-los na piscina.

> Acham que pôr um texto do tipo/"Exceto onde indicado, todo o conteúdo desta
> obra é disponibilizado nos termos da licença CC-BY-SA..."/ ao lado do logo
> da CC correspondente é suficiente?

Se optar por essa forma você precisa adicionar uma exceção em cada uma das
figuras, além é claro de creditar o trabalho utilizado.

> Ou algo como /"Os textos desta obra estão licenciados em CC-BY-SA
> ...Fotografias e ilustrações têm todos os direitos reservados. "/?

Talvez isso funcione, mas eu não sou advogado.

> Existe um padrão pra isso?

A CC recomenda a primeira.

> Qual pensam que seria a melhor prática?

A melhor prática é nunca jogar seu gremlin na piscina. Só misture licenças
compatíveis, e.g. CC-BY em CC-BY, CC-BY em CC-BY-SA, ...

Att,
Raniere